O referente trabalho aborda questões bastante discutidas na contemporaneidade, buscando uma maior compreensão da importância do ensino de filosofia no ensino médio. Traz a tona, de certo modo, a polêmica do retorno da disciplina de filosofia no ensino médio, sua importância e o papel a ser por ela desempenhado na construção da consciência crítica no âmbito escolar. Teve como objetivo geral analisar a importância do ensino da filosofia como disciplina, no Ensino Médio das escolas estaduais do município de Paulista - PB O presente estudo teve como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas anteriormente a cerca do tema, por meio de pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso para a obtenção de dados primários por meio de um questionário aplicado a uma amostra de 63 alunos do 1° do Ensino Médios na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, município de Paulista - PB. Os resultados indicaram que o estudo de filosofia no Ensino Médio melhorou a reflexão e o pensamento crítico dos alunos não só dentro da sala de aula, e sim fora dos murros da escola, contribuindo positivamente para uma sociedade determinante. Deste modo faz-se necessário repensar à volta da disciplina de filosofia no ensino médio, a fim de torná-la eficaz no processo de ensino- aprendizagem, bem como para o exercício consciente da cidadania. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tão famosos “decorebas” de ideias e autores.