Na presente pesquisa propusemo-nos a conceituar o “educar pela pesquisa” em sala de aula, contrapondo-o ao “ensino tradicional”, e estender esses conceitos ao ensino de Matemática. O princípio metodológico utilizado fundamentou-se na revisão bibliográfica sobre pesquisa matemática e formação de professores, para tanto, foram comparados autores sobre educação matemática e em seguida propomos o diálogo com autores que tratam do tema da pesquisa. A partir das conclusões que este trabalho possibilitou, é possível afirmar que educar pela pesquisa incentiva os educandos a consolidar seus conhecimentos por meio da pesquisa em sala de aula, permitindo que os mesmos reflitam sobre algumas questões que permeiam as atividades do dia a dia possibilitando a construção do conhecimento propedêutico e permitindo a atualização contínua das referências teóricas que utilizam em seus estudos, possibilitando ainda a transformação e o avanço do sujeito na produção do conhecimento. Além disso, possibilita a aproximação entre a academia e a escola; e, como alternativa metodológica, contribui para dissolver o caráter fragmentário das disciplinas. Sendo assim, o educar pela pesquisa proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem; enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem; reconstruindo, dessa forma, a sua realidade. Como resultado de nossa pesquisa apontamos que se pensamos e desejamos uma educação eficaz, devemos levar em consideração a autonomia e autoria do sujeito, seu questionamento sobre a construção de argumentos, a produção escrita e a aproximação da realidade com os conteúdos escolares, formando assim um sujeito crítico, capaz de selecionar e organizar informações de qualquer natureza. Portanto, exige-se encarar a sala de aula como espaço coletivo de trabalho, em que professores e alunos são parceiros nesta produção.