Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID ENQUANTO POLITICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA LICENCIATURA

Palavra-chaves: PIBID, LICENCIATURA, GEOGRAFIA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7770
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 3036
    "titulo" => "PIBID ENQUANTO POLITICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA LICENCIATURA"
    "resumo" => "A promoção e valorização da formação docente no âmbito das Políticas Nacionais de Formação de Professores são temáticas constantemente debatidas no cenário educacional. A busca de medidas que visa valorizar e aperfeiçoar a formação docente, qualificando assim os futuros professores da educação básica e consequentemente o ensino aprendizagem dos discentes são de suma relevância, uma vez que, tais medidas resultarão mudanças significativas para a educação brasileira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, enquanto política pública de valorização do magistério vem contribuindo desde o ano de 2007 para uma formação de docentes aptos para atuarem em um sistema educacional complexo e relevante. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o a aplicabilidade do PIBID para a promoção e valorização das licenciaturas e consequentemente na formação docente. A institucionalização do Programa vem corroborando diariamente no contexto da educação brasileira, onde as ações e as praticas são capazes de ampliar e melhorar aprendizagem dos alunos, dentro de uma conjuntura concreta e eficaz em prol de todos os envolvidos no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada inicialmente em autores que abordam sobre políticas públicas em prol da educação, dentro da abordagem pibidiana. Posteriormente, foi realizado um levantamento de relatos de vivências e experiências de alguns acadêmicos pibidianos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, de professores supervisores da educação básica envolvidos no Programa na Escola Estadual Antônio Canela e de coordenadores de subprojeto do PIBID, onde mesmos destacam a significância do programa para a formação inicial e continuada dos atuais e futuros professores. Diante desse contexto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência veio propiciar a instrumentalização da formação docente, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino aprendizagem nas escolas públicas, valorizando os atuais e futuros professores da rede de ensino público."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_08_41_26_idinscrito_3036_1dc7236ec477b0ff1c2e2c7901745336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA INGRID SILVA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA INGRID"
    "autor_email" => "jessica.ingrid.mg@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7770
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 3036
    "titulo" => "PIBID ENQUANTO POLITICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA LICENCIATURA"
    "resumo" => "A promoção e valorização da formação docente no âmbito das Políticas Nacionais de Formação de Professores são temáticas constantemente debatidas no cenário educacional. A busca de medidas que visa valorizar e aperfeiçoar a formação docente, qualificando assim os futuros professores da educação básica e consequentemente o ensino aprendizagem dos discentes são de suma relevância, uma vez que, tais medidas resultarão mudanças significativas para a educação brasileira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, enquanto política pública de valorização do magistério vem contribuindo desde o ano de 2007 para uma formação de docentes aptos para atuarem em um sistema educacional complexo e relevante. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o a aplicabilidade do PIBID para a promoção e valorização das licenciaturas e consequentemente na formação docente. A institucionalização do Programa vem corroborando diariamente no contexto da educação brasileira, onde as ações e as praticas são capazes de ampliar e melhorar aprendizagem dos alunos, dentro de uma conjuntura concreta e eficaz em prol de todos os envolvidos no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada inicialmente em autores que abordam sobre políticas públicas em prol da educação, dentro da abordagem pibidiana. Posteriormente, foi realizado um levantamento de relatos de vivências e experiências de alguns acadêmicos pibidianos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, de professores supervisores da educação básica envolvidos no Programa na Escola Estadual Antônio Canela e de coordenadores de subprojeto do PIBID, onde mesmos destacam a significância do programa para a formação inicial e continuada dos atuais e futuros professores. Diante desse contexto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência veio propiciar a instrumentalização da formação docente, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino aprendizagem nas escolas públicas, valorizando os atuais e futuros professores da rede de ensino público."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_08_41_26_idinscrito_3036_1dc7236ec477b0ff1c2e2c7901745336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA INGRID SILVA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA INGRID"
    "autor_email" => "jessica.ingrid.mg@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A promoção e valorização da formação docente no âmbito das Políticas Nacionais de Formação de Professores são temáticas constantemente debatidas no cenário educacional. A busca de medidas que visa valorizar e aperfeiçoar a formação docente, qualificando assim os futuros professores da educação básica e consequentemente o ensino aprendizagem dos discentes são de suma relevância, uma vez que, tais medidas resultarão mudanças significativas para a educação brasileira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, enquanto política pública de valorização do magistério vem contribuindo desde o ano de 2007 para uma formação de docentes aptos para atuarem em um sistema educacional complexo e relevante. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o a aplicabilidade do PIBID para a promoção e valorização das licenciaturas e consequentemente na formação docente. A institucionalização do Programa vem corroborando diariamente no contexto da educação brasileira, onde as ações e as praticas são capazes de ampliar e melhorar aprendizagem dos alunos, dentro de uma conjuntura concreta e eficaz em prol de todos os envolvidos no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada inicialmente em autores que abordam sobre políticas públicas em prol da educação, dentro da abordagem pibidiana. Posteriormente, foi realizado um levantamento de relatos de vivências e experiências de alguns acadêmicos pibidianos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, de professores supervisores da educação básica envolvidos no Programa na Escola Estadual Antônio Canela e de coordenadores de subprojeto do PIBID, onde mesmos destacam a significância do programa para a formação inicial e continuada dos atuais e futuros professores. Diante desse contexto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência veio propiciar a instrumentalização da formação docente, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino aprendizagem nas escolas públicas, valorizando os atuais e futuros professores da rede de ensino público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.