A promoção e valorização da formação docente no âmbito das Políticas Nacionais de Formação de Professores são temáticas constantemente debatidas no cenário educacional. A busca de medidas que visa valorizar e aperfeiçoar a formação docente, qualificando assim os futuros professores da educação básica e consequentemente o ensino aprendizagem dos discentes são de suma relevância, uma vez que, tais medidas resultarão mudanças significativas para a educação brasileira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, enquanto política pública de valorização do magistério vem contribuindo desde o ano de 2007 para uma formação de docentes aptos para atuarem em um sistema educacional complexo e relevante. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o a aplicabilidade do PIBID para a promoção e valorização das licenciaturas e consequentemente na formação docente. A institucionalização do Programa vem corroborando diariamente no contexto da educação brasileira, onde as ações e as praticas são capazes de ampliar e melhorar aprendizagem dos alunos, dentro de uma conjuntura concreta e eficaz em prol de todos os envolvidos no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada inicialmente em autores que abordam sobre políticas públicas em prol da educação, dentro da abordagem pibidiana. Posteriormente, foi realizado um levantamento de relatos de vivências e experiências de alguns acadêmicos pibidianos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, de professores supervisores da educação básica envolvidos no Programa na Escola Estadual Antônio Canela e de coordenadores de subprojeto do PIBID, onde mesmos destacam a significância do programa para a formação inicial e continuada dos atuais e futuros professores. Diante desse contexto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência veio propiciar a instrumentalização da formação docente, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino aprendizagem nas escolas públicas, valorizando os atuais e futuros professores da rede de ensino público.