Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO, PROBLEMA MATEMÁTICO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6753
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1629
    "inscrito_id" => 32683
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho busca descrever uma experiência realizada com um grupo de professores dos ensinos fundamental e médio de uma escola pública da cidade de Pocinhos-PB. O estudo teve como objetivo verificar quais os significados atribuídos a determinados problemas matemáticos antigos, como dos babilônios e egípcios, por esse grupo de professores. Para que pudéssemos atingir nosso objetivo, inicialmente aplicamos um questionário com o intuito de conhecer qual conhecimento estes professores tinham a respeito da História da Matemática. Posteriormente, foi realizado um estudo sobre alguns tópicos relacionados a matemática destes povos. Neste estudo, buscamos por meio de uma sequência de problemas antigos, verificar os significados atribuídos pelos professores. Finalizamos este estudo, considerando que a História da Matemática contribui para a compreensão do desenvolvimento de determinados conceitos matemáticos, que são trabalhados por eles em suas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO, PROBLEMA MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_37_44_idinscrito_32683_0f2a3f9da8037198d26f4927a51e1c92.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR."
    "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6753
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1629
    "inscrito_id" => 32683
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho busca descrever uma experiência realizada com um grupo de professores dos ensinos fundamental e médio de uma escola pública da cidade de Pocinhos-PB. O estudo teve como objetivo verificar quais os significados atribuídos a determinados problemas matemáticos antigos, como dos babilônios e egípcios, por esse grupo de professores. Para que pudéssemos atingir nosso objetivo, inicialmente aplicamos um questionário com o intuito de conhecer qual conhecimento estes professores tinham a respeito da História da Matemática. Posteriormente, foi realizado um estudo sobre alguns tópicos relacionados a matemática destes povos. Neste estudo, buscamos por meio de uma sequência de problemas antigos, verificar os significados atribuídos pelos professores. Finalizamos este estudo, considerando que a História da Matemática contribui para a compreensão do desenvolvimento de determinados conceitos matemáticos, que são trabalhados por eles em suas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO, PROBLEMA MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_37_44_idinscrito_32683_0f2a3f9da8037198d26f4927a51e1c92.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR."
    "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho busca descrever uma experiência realizada com um grupo de professores dos ensinos fundamental e médio de uma escola pública da cidade de Pocinhos-PB. O estudo teve como objetivo verificar quais os significados atribuídos a determinados problemas matemáticos antigos, como dos babilônios e egípcios, por esse grupo de professores. Para que pudéssemos atingir nosso objetivo, inicialmente aplicamos um questionário com o intuito de conhecer qual conhecimento estes professores tinham a respeito da História da Matemática. Posteriormente, foi realizado um estudo sobre alguns tópicos relacionados a matemática destes povos. Neste estudo, buscamos por meio de uma sequência de problemas antigos, verificar os significados atribuídos pelos professores. Finalizamos este estudo, considerando que a História da Matemática contribui para a compreensão do desenvolvimento de determinados conceitos matemáticos, que são trabalhados por eles em suas salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.