INTRODUÇÃO: As novas tecnologias da informação têm transformado as esferas do espaço geográfico real, em ciberespaços moldados pelo poder das redes técnicas. Essas modificações também vêm gerando impactos em todo o contexto da educação formal. OBJETIVO: Temos como objetivo principal fazer uma reflexão sobre as relações existentes entre as novas tecnologias da informação e o processo de transformação social e educacional em suas diferentes escalas. METODOLOGIA: O artigo foi estruturado em dois momentos, no primeiro, realizamos uma discussão sobre as modificações proporcionadas pelo meio técnico-científico informacional na sociedade, onde colocamos algumas reflexões relacionadas à formação das comunidades virtuais, e como essas vêm transformando o espaço geográfico em um ciberespaço; também destacamos a formação de novas identidades sociais a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Para essa fase tomamos como base os seguintes referencias teóricos: Manuel Castelles (1999), Milton Santos (2005), Wim Veen, & Ben Vrakking (2009) e Pierre Lévy (1999). No segundo momento, buscamos discutir a influência do meio técnico - cientifico informacional no processo de ensino/aprendizagem, onde realizamos a partir das idéias de José Manuel Moran (2013), Antonio Nóvoa (2007) e Regina Kawamura (1998), algumas reflexões sobre a importância das novas tecnologias aplicadas na educação. CONCLUSÃO: Após essas reflexões foi possível observar que existe na atualidade uma influencia quase que determinante das novas tecnologias na sociedade. Também foi possível compreender melhor como se dá a inserção dessas novas tecnologias no âmbito da educação e no processo direto do ensino/aprendizagem.