Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÔES

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6937
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 1140
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÔES"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: As novas tecnologias da informação têm transformado as esferas do espaço geográfico real, em ciberespaços moldados pelo poder das redes técnicas. Essas modificações também vêm gerando impactos em todo o contexto da educação formal. OBJETIVO: Temos como objetivo principal fazer uma reflexão sobre as relações existentes entre as novas tecnologias da informação e o processo de transformação social e educacional em suas diferentes escalas. METODOLOGIA: O artigo foi estruturado em dois momentos, no primeiro, realizamos uma discussão sobre as modificações proporcionadas pelo meio técnico-científico informacional na sociedade, onde colocamos algumas reflexões relacionadas à formação das comunidades virtuais, e como essas vêm transformando o espaço geográfico em um ciberespaço; também destacamos a formação de novas identidades sociais a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Para essa fase tomamos como base os seguintes referencias teóricos: Manuel Castelles (1999), Milton Santos (2005), Wim Veen, & Ben Vrakking (2009) e Pierre Lévy (1999). No segundo momento, buscamos discutir a influência do meio técnico - cientifico informacional no processo de ensino/aprendizagem, onde realizamos a partir das idéias de José Manuel Moran (2013), Antonio Nóvoa (2007) e Regina Kawamura (1998), algumas reflexões sobre a importância das novas tecnologias aplicadas na educação. CONCLUSÃO: Após essas reflexões foi possível observar que existe na atualidade uma influencia quase que determinante das novas tecnologias na sociedade. Também foi possível compreender melhor como se dá a inserção dessas novas tecnologias no âmbito da educação e no processo direto do ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_01_06_2014_19_18_41_idinscrito_1140_0ecc00c416d3e555b82ecfcbea1e86c9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ERNESTO DO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "ernestovirtual@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6937
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 1140
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÔES"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: As novas tecnologias da informação têm transformado as esferas do espaço geográfico real, em ciberespaços moldados pelo poder das redes técnicas. Essas modificações também vêm gerando impactos em todo o contexto da educação formal. OBJETIVO: Temos como objetivo principal fazer uma reflexão sobre as relações existentes entre as novas tecnologias da informação e o processo de transformação social e educacional em suas diferentes escalas. METODOLOGIA: O artigo foi estruturado em dois momentos, no primeiro, realizamos uma discussão sobre as modificações proporcionadas pelo meio técnico-científico informacional na sociedade, onde colocamos algumas reflexões relacionadas à formação das comunidades virtuais, e como essas vêm transformando o espaço geográfico em um ciberespaço; também destacamos a formação de novas identidades sociais a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Para essa fase tomamos como base os seguintes referencias teóricos: Manuel Castelles (1999), Milton Santos (2005), Wim Veen, & Ben Vrakking (2009) e Pierre Lévy (1999). No segundo momento, buscamos discutir a influência do meio técnico - cientifico informacional no processo de ensino/aprendizagem, onde realizamos a partir das idéias de José Manuel Moran (2013), Antonio Nóvoa (2007) e Regina Kawamura (1998), algumas reflexões sobre a importância das novas tecnologias aplicadas na educação. CONCLUSÃO: Após essas reflexões foi possível observar que existe na atualidade uma influencia quase que determinante das novas tecnologias na sociedade. Também foi possível compreender melhor como se dá a inserção dessas novas tecnologias no âmbito da educação e no processo direto do ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_01_06_2014_19_18_41_idinscrito_1140_0ecc00c416d3e555b82ecfcbea1e86c9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ERNESTO DO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "ernestovirtual@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: As novas tecnologias da informação têm transformado as esferas do espaço geográfico real, em ciberespaços moldados pelo poder das redes técnicas. Essas modificações também vêm gerando impactos em todo o contexto da educação formal. OBJETIVO: Temos como objetivo principal fazer uma reflexão sobre as relações existentes entre as novas tecnologias da informação e o processo de transformação social e educacional em suas diferentes escalas. METODOLOGIA: O artigo foi estruturado em dois momentos, no primeiro, realizamos uma discussão sobre as modificações proporcionadas pelo meio técnico-científico informacional na sociedade, onde colocamos algumas reflexões relacionadas à formação das comunidades virtuais, e como essas vêm transformando o espaço geográfico em um ciberespaço; também destacamos a formação de novas identidades sociais a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Para essa fase tomamos como base os seguintes referencias teóricos: Manuel Castelles (1999), Milton Santos (2005), Wim Veen, & Ben Vrakking (2009) e Pierre Lévy (1999). No segundo momento, buscamos discutir a influência do meio técnico - cientifico informacional no processo de ensino/aprendizagem, onde realizamos a partir das idéias de José Manuel Moran (2013), Antonio Nóvoa (2007) e Regina Kawamura (1998), algumas reflexões sobre a importância das novas tecnologias aplicadas na educação. CONCLUSÃO: Após essas reflexões foi possível observar que existe na atualidade uma influencia quase que determinante das novas tecnologias na sociedade. Também foi possível compreender melhor como se dá a inserção dessas novas tecnologias no âmbito da educação e no processo direto do ensino/aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.