O presente trabalho objetiva analisar a experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads no município de Orobó – PE, de fevereiro de 2003 a dezembro de 2004, destacando a metodologia da sistematização, que culminou com a publicação do livro “Múltiplos Olhares de uma Caminhada Pedagógica”, tendo como campo de investigação três municípios de Pernambuco: Vicência, Orobó e Pombos. No relato de experiência foram vivenciadas reuniões de sensibilização com gestores municipais, educacionais e os docentes dos três municípios para orientações sobre a sistematização. Foram escolhidas dezoito escolas a serem pesquisadas, sendo seis de cada município. Foi então proferida formação continuada mensal, ofertada para os sistematizadores e docentes, além de seminários, oficinas e fóruns (municipais, estaduais e nacionais). Os instrumentos de coleta de dados para a análise foram gerados a partir de levantamento de dados, memoriais, etc. O respaldo teórico baseou-se na pedagogia libertadora de Paulo Freire e libertária de Freinet. Os educadores investiram ao transformarem em objeto de estudo os resultados dos censos, valorizando os conhecimentos prévios dos educandos, além do saber popular de sua comunidade no processo de construção de conhecimentos, resgatando valores sociais e humanos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento sustentável de forma solidária. A sistematização resgatou a experiência em termos de expectativas e construções dos atores envolvidos na aplicação da Peads, contando com a orientação metodológica e filosófica de coordenadores pedagógicos e consultores externos, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, visando expandir a experiência de educação do campo.