A educação de jovens e adultos (EJA) faz-se essencial para a construção de valores para uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, não se escolarizaram na idade certa, podendo realizar isso na EJA. Essa modalidade de ensino compreende jovens e adultos pertencentes a uma exclusão social, motivada por várias questões, como: econômicas, culturais, políticas etc. Diante disso, a Geografia tem um papel fundamental, pois ela propicia ao aluno uma análise critica do mundo. Para a concretização do trabalho, procuramos englobar elementos que viabilizassem o direcionamento da pesquisa visando seu objetivo, qual seja o de analisar o mundo escolar tendo como foco da pesquisa na EJA III e IV, através da observação crítica reflexiva, de um referencial teórico-metodológico e das visitas a campo, no caso a escola. O presente trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e é o resultado dos estudos, coletas de dados, análises e observações realizados na Escola CAIC – Raimundo Gomes de Carvalho, localizada na cidade de Fortaleza/CE no bairro Autran Nunes. Este tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de como a geografia está sendo trabalhada em sala de aula nas turmas de EJA III e IV na referida escola, além de entender os motivos os quais levam esses alunos a procurar o ensino da EJA. Os alunos entrevistados possuem idade entre 15 a 60 anos, e os principais motivos pelos quais esses alunos procuraram a EJA foram: “Para conseguir um emprego melhor”, “Para concluir o ensino fundamental” e “Vontade de vencer na vida e dar um futuro melhor aos filhos”. Conclui-se que a já mencionada modalidade de ensino não almeja a escolarização apenas do saber pelo saber e sim, busca uma construção de conhecimento, atrelado em suas práticas e ações cotidianas.