Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CAIC – RAIMUNDO GOMES DE CARVALHO EM FORTALEZA/CE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, GEOGRAFIA;, ESCOLARIZAÇÃO; Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7160
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 981
    "inscrito_id" => 4840
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CAIC – RAIMUNDO GOMES DE CARVALHO EM FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) faz-se essencial para a construção de valores para uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, não se escolarizaram na idade certa, podendo realizar isso na EJA. Essa modalidade de ensino compreende jovens e adultos pertencentes a uma exclusão social, motivada por várias questões, como: econômicas, culturais, políticas etc. Diante disso, a Geografia tem um papel fundamental, pois ela propicia ao aluno uma análise critica do mundo. Para a concretização do trabalho, procuramos englobar elementos que viabilizassem o direcionamento da pesquisa visando seu objetivo, qual seja o de analisar o mundo escolar tendo como foco da pesquisa na EJA III e IV, através da observação crítica reflexiva, de um referencial teórico-metodológico e das visitas a campo, no caso a escola. O presente trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e é o resultado dos estudos, coletas de dados, análises e observações realizados na Escola CAIC – Raimundo Gomes de Carvalho, localizada na cidade de Fortaleza/CE no bairro Autran Nunes.  Este tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de como a geografia está sendo trabalhada em sala de aula nas turmas de EJA III e IV na referida escola, além de entender os motivos os quais levam esses alunos a procurar o ensino da EJA. Os alunos entrevistados possuem idade entre 15 a 60 anos, e os principais motivos pelos quais esses alunos procuraram a EJA foram: “Para conseguir um emprego melhor”, “Para concluir o ensino fundamental” e “Vontade de vencer na vida e dar um futuro melhor aos filhos”.   Conclui-se que a já mencionada modalidade de ensino não almeja a escolarização apenas do saber pelo saber e sim, busca uma construção de conhecimento, atrelado em suas práticas e ações cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, GEOGRAFIA;, ESCOLARIZAÇÃO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_30_04_idinscrito_4840_786898009ccc06af99eb2a13621756bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALLO FERNANDES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ITALLO"
    "autor_email" => "itallofc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7160
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 981
    "inscrito_id" => 4840
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CAIC – RAIMUNDO GOMES DE CARVALHO EM FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) faz-se essencial para a construção de valores para uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, não se escolarizaram na idade certa, podendo realizar isso na EJA. Essa modalidade de ensino compreende jovens e adultos pertencentes a uma exclusão social, motivada por várias questões, como: econômicas, culturais, políticas etc. Diante disso, a Geografia tem um papel fundamental, pois ela propicia ao aluno uma análise critica do mundo. Para a concretização do trabalho, procuramos englobar elementos que viabilizassem o direcionamento da pesquisa visando seu objetivo, qual seja o de analisar o mundo escolar tendo como foco da pesquisa na EJA III e IV, através da observação crítica reflexiva, de um referencial teórico-metodológico e das visitas a campo, no caso a escola. O presente trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e é o resultado dos estudos, coletas de dados, análises e observações realizados na Escola CAIC – Raimundo Gomes de Carvalho, localizada na cidade de Fortaleza/CE no bairro Autran Nunes.  Este tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de como a geografia está sendo trabalhada em sala de aula nas turmas de EJA III e IV na referida escola, além de entender os motivos os quais levam esses alunos a procurar o ensino da EJA. Os alunos entrevistados possuem idade entre 15 a 60 anos, e os principais motivos pelos quais esses alunos procuraram a EJA foram: “Para conseguir um emprego melhor”, “Para concluir o ensino fundamental” e “Vontade de vencer na vida e dar um futuro melhor aos filhos”.   Conclui-se que a já mencionada modalidade de ensino não almeja a escolarização apenas do saber pelo saber e sim, busca uma construção de conhecimento, atrelado em suas práticas e ações cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, GEOGRAFIA;, ESCOLARIZAÇÃO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_30_04_idinscrito_4840_786898009ccc06af99eb2a13621756bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALLO FERNANDES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ITALLO"
    "autor_email" => "itallofc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) faz-se essencial para a construção de valores para uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, não se escolarizaram na idade certa, podendo realizar isso na EJA. Essa modalidade de ensino compreende jovens e adultos pertencentes a uma exclusão social, motivada por várias questões, como: econômicas, culturais, políticas etc. Diante disso, a Geografia tem um papel fundamental, pois ela propicia ao aluno uma análise critica do mundo. Para a concretização do trabalho, procuramos englobar elementos que viabilizassem o direcionamento da pesquisa visando seu objetivo, qual seja o de analisar o mundo escolar tendo como foco da pesquisa na EJA III e IV, através da observação crítica reflexiva, de um referencial teórico-metodológico e das visitas a campo, no caso a escola. O presente trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e é o resultado dos estudos, coletas de dados, análises e observações realizados na Escola CAIC – Raimundo Gomes de Carvalho, localizada na cidade de Fortaleza/CE no bairro Autran Nunes. Este tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de como a geografia está sendo trabalhada em sala de aula nas turmas de EJA III e IV na referida escola, além de entender os motivos os quais levam esses alunos a procurar o ensino da EJA. Os alunos entrevistados possuem idade entre 15 a 60 anos, e os principais motivos pelos quais esses alunos procuraram a EJA foram: “Para conseguir um emprego melhor”, “Para concluir o ensino fundamental” e “Vontade de vencer na vida e dar um futuro melhor aos filhos”. Conclui-se que a já mencionada modalidade de ensino não almeja a escolarização apenas do saber pelo saber e sim, busca uma construção de conhecimento, atrelado em suas práticas e ações cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.