O meio ambiente vem sofrendo com a degradação do homem pondo em risco suas reservas naturais. Problemas como o desperdício da água e poluição vêem minando a saúde do planeta terra. Mediante a tais problemas, foi desenvolvido uma nova estratégia para propagar ensinamentos mais abrangentes sobre o meio ambiente, através das aulas de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altimar de Alencar Pimentel, com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o meio ambiente e a importância da sua preservação, através da reciclagem de materiais descartáveis. O exposto trabalho se refere a um relato de um estudo de caso, composto a partir das experiências dos discentes do projeto PIBID no curso de Licenciatura em Educação Física. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado mas, o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi feito com cento e sessenta discentes de ambos os sexos das turmas de 1º a 4º ano do ensino fundamental, sendo realizada uma intervenção por semana com duração de 30 minutos para cada turma. Nas intervenções semanais foram abordados temas como: coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente, por meio de desenhos, brincadeiras, caminhadas, coleta e seleção do lixo do ambiente escolar, oficinas de construção de brinquedos e mostra das produções dos alunos.Observou-se em relatos de alunos como: “Não sabia que podia criar brinquedos com o lixo, agora sempre que vejo uma latinha ou garrafa na rua tento fazer um brinquedo”. que houve reflexão e conscientização dos alunos a respeito do tema proposto. Assim, concluímos que as experiências realizadas nas aulas de educação física da referida escola, contribuíram de maneira positiva, uma vez que os resultados obtidos foram relevantes, e mostraram mudança nos hábitos dos alunos, revelando que eles se conscientizaram sobre a importância e os cuidados de separar o lixo, reciclar e produzir brinquedos através da matéria prima que é desperdiçada todo dia nos lixos, mudando assim sua educação e consciência ambiental.