O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar e suas diferentes concepções. Desenvolvendo-se a partir da relação entre a gestão escolar centralizada e sua democratização em uma prática educacional contemporânea. Apresenta como objetivo principal, analisar de que forma a gestão escolar interfere na prática do professor e na aprendizagem do alunado. Assim, a pesquisa justifica-se, pois, a gestão escolar tanto pode assumir uma postura democrática possibilitando a construção do conhecimento a partir da autonomia do professor e dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, presando pela coletividade e participação da comunidade escolar no planejamento e elaboração das atividades; como pode caracterizar-se de forma centralizada, onde a prática do professor e a aprendizagem dos alunos são controladas e pré-determinadas pela direção escolar, impossibilitando que os mesmos assumam seus respectivos papeis e suas identidades, além de negligenciar a participação da comunidade escolar. A partir do método dialético, o trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica teórica-conceitual referente as temáticas, gestão escolar e prática de ensino. Sendo a escola uma instituição indispensável no processo de formação de social, torna-se fundamental o pensar e agir em favor de uma gestão escolar descentralizada, pois só assim, a educação, de fato, proporciona ao indivíduo liberdade, trazendo para as discussões escolares a realidade vivenciada pela comunidade escolar. No desenvolvimento de uma gestão democrática, diferente do caráter centralizado, o processo de ensino e aprendizagem é visto por um olhar sociocultural, relacionando a prática educacional ao cotidiano do aluno, considerando-o como sujeito ativo do seu próprio desenvolvimento.