As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), a cada dia ganham mais espaço na sala de aula. Os gêneros eletrônicos assumem grande papel no ensino de línguas (materna ou estrangeira), na medida em que é fundamental trabalhar atividades interativas / sociocomunicativas. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar numa perspectiva didática o papel das TICs, através dos mais variados gêneros eletrônicos. A metodologia utilizada no presente trabalho foi construída por pesquisa de cunho bibliográfico. Buscamos trabalhar, numa perspectiva didática / pedagógica, com a reflexão e o debate de questões referentes aos gêneros eletrônicos em sua discursividade. De acordo com Dionísio (2011) na atualidade é notório a utilização conjunta de material visual e escrito, já que vivemos numa sociedade com grande apelo visual. Entendemos que a praticidade e a dinamicidade do computador e da internet, por exemplo, são colaboradores no desenvolvimento do aluno e de suas destrezas: competência escrita e/ou compreensão leitora. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula (ou fora dela), além de agregador como ferramenta de ensino, alcança um nível satisfatório de aceitabilidade por parte dos alunos. Observamos, no eixo da docência, que a presença das TICs é um aliado no processo de ensino/aprendizagem. Entretanto, é imperativo analisar a inserção das TICs no plano escolar, não somente em uma perspectiva de vantagens, mas também de um ponto de vista da possibilidade de ocorrência de desvantagens – referente à dispersão dos alunos. Tendo em vista que a aplicabilidade desses recursos na escola é recente, torna-se obrigatório analisarmos o tema com tranquilidade. Nesse sentido, nosso trabalho traz contribuições em relação à difusão dos gêneros eletrônicos, ao ensino de línguas no âmbito escolar.