Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7758
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1215
    "inscrito_id" => 1806
    "titulo" => "PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiências de intervenção desenvolvida junto aos bolsistas do PIBID em Ciências Biológicas - CCBS/CAMPUS I/UEPB, acerca da perspectiva problematizadora, enquanto possibilidade de inovação e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Biológica. Tal intervenção ancorou-se numa pesquisa teórico-prática, desenvolvida a partir de minicurso tendo uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: fundamentação epistemológica numa perspectiva problematizadora e oficinas do pensamento com conteúdos específicos do currículo oficial da Biologia e temáticas mais gerais a exemplo dos temas transversais propostos nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Além disso, possibilitou aos alunos extensionistas a experiência de aprendizagem no contexto da articulação extensão-investigação científica a partir do tratamento sistemático aos dados do questionário pré-teste e pós-teste, tendo o objetivo contribuir com a formação destes licenciando/as e na busca de inovações no processo de ensino-aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas – CCBS/Campus I/UEPB, no período de 22 de maior a 03 de julho de 2013, com carga horária total de 40 horas. O minicurso contou com a presença de 12 bolsistas no primeiro momento, sendo encerrado com 10 participantes. Em geral, as metas e estratégias esperadas foram alcançadas, possibilitando contribuir na formação dos bolsistas do PIBID acerca da perspectiva problematizadora. Como síntese das análises percebemos entre pré e pós-testes uma lacuna significativa em termos de conhecimentos gerais acerca da temática, inclusive, no que se refere a compreensão e vivência de processos de ensino-aprendizagem em biologia e suas implicações, conforme apreendemos do observado e/ou dos resultados das “oficinas do pensamento” trabalhadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_07_19_idinscrito_1806_367f8eb1e37257882ea3a52415b3d0bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "crys_lainne@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7758
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1215
    "inscrito_id" => 1806
    "titulo" => "PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE BOLSISTAS DO PIBID EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCBS/CAMPUS I/UEPB"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiências de intervenção desenvolvida junto aos bolsistas do PIBID em Ciências Biológicas - CCBS/CAMPUS I/UEPB, acerca da perspectiva problematizadora, enquanto possibilidade de inovação e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Biológica. Tal intervenção ancorou-se numa pesquisa teórico-prática, desenvolvida a partir de minicurso tendo uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: fundamentação epistemológica numa perspectiva problematizadora e oficinas do pensamento com conteúdos específicos do currículo oficial da Biologia e temáticas mais gerais a exemplo dos temas transversais propostos nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Além disso, possibilitou aos alunos extensionistas a experiência de aprendizagem no contexto da articulação extensão-investigação científica a partir do tratamento sistemático aos dados do questionário pré-teste e pós-teste, tendo o objetivo contribuir com a formação destes licenciando/as e na busca de inovações no processo de ensino-aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas – CCBS/Campus I/UEPB, no período de 22 de maior a 03 de julho de 2013, com carga horária total de 40 horas. O minicurso contou com a presença de 12 bolsistas no primeiro momento, sendo encerrado com 10 participantes. Em geral, as metas e estratégias esperadas foram alcançadas, possibilitando contribuir na formação dos bolsistas do PIBID acerca da perspectiva problematizadora. Como síntese das análises percebemos entre pré e pós-testes uma lacuna significativa em termos de conhecimentos gerais acerca da temática, inclusive, no que se refere a compreensão e vivência de processos de ensino-aprendizagem em biologia e suas implicações, conforme apreendemos do observado e/ou dos resultados das “oficinas do pensamento” trabalhadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_07_19_idinscrito_1806_367f8eb1e37257882ea3a52415b3d0bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "crys_lainne@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiências de intervenção desenvolvida junto aos bolsistas do PIBID em Ciências Biológicas - CCBS/CAMPUS I/UEPB, acerca da perspectiva problematizadora, enquanto possibilidade de inovação e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Biológica. Tal intervenção ancorou-se numa pesquisa teórico-prática, desenvolvida a partir de minicurso tendo uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: fundamentação epistemológica numa perspectiva problematizadora e oficinas do pensamento com conteúdos específicos do currículo oficial da Biologia e temáticas mais gerais a exemplo dos temas transversais propostos nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Além disso, possibilitou aos alunos extensionistas a experiência de aprendizagem no contexto da articulação extensão-investigação científica a partir do tratamento sistemático aos dados do questionário pré-teste e pós-teste, tendo o objetivo contribuir com a formação destes licenciando/as e na busca de inovações no processo de ensino-aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas – CCBS/Campus I/UEPB, no período de 22 de maior a 03 de julho de 2013, com carga horária total de 40 horas. O minicurso contou com a presença de 12 bolsistas no primeiro momento, sendo encerrado com 10 participantes. Em geral, as metas e estratégias esperadas foram alcançadas, possibilitando contribuir na formação dos bolsistas do PIBID acerca da perspectiva problematizadora. Como síntese das análises percebemos entre pré e pós-testes uma lacuna significativa em termos de conhecimentos gerais acerca da temática, inclusive, no que se refere a compreensão e vivência de processos de ensino-aprendizagem em biologia e suas implicações, conforme apreendemos do observado e/ou dos resultados das “oficinas do pensamento” trabalhadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.