A educação é repleta de desafios que exigem uma postura inovadora do docente, pois o mesmo tem de se adaptar as mudanças na área, incluindo o público alvo, que trás consigo a triste realidade de que determinados estudantes, fazem o uso de algum tipo de droga, seja devido problemas sócio econômicos, morais ou pelos demais fatores, que induzirem tanto jovens como adultos a fazer uso das mesmas. Com base nesta realidade, como bolsistas do PIBID do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, introduzimos na escola onde lecionamos um projeto de ensino de anatomia humana e fisiologia, em uma visão contextualizada sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas. Trabalhar o tema transversal drogas na visão da anatomia dos sistemas orgânicos do corpo humano e a sua fisiologia, estabelecendo uma relação entre o contexto social e o científico, fazendo com que o conhecimento da fisiologia e a anatomia dos órgãos sejam mais bem compreendidos, tendo em vista que a temática droga é atualmente um problema de saúde pública. A ação está sendo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiróz. O ponto de partida do projeto foi o sistema gastrointestinal e abordagem da ação do álcool no organismo. Para isto, foram ministradas aulas expositivas, fazendo o uso de data show, para expor slides e vídeos educativos, utilizou-se também manequim anatômico, para a demonstração das estruturas anatômicas, cartazes confeccionados pelos estudantes, para a fixação do conteúdo e uma dinâmica baseada no jogo passa e repassa. Ao utilizarmos a apresentação de slides e o manequim anatômico durante as aulas, os alunos puderam compreender a estrutura e função do sistema gastrointestinal e o trajeto do álcool no organismo a partir dos órgãos que constituem o sistema abordado, o que despertou grande interesse por parte dos estudantes pelo projeto. Isso se refletiu na confecção dos cartazes, que foram elaborados com grande empenho; na resposta ao questionário fechado de múltipla escolha, com perguntas referentes ao conteúdo aplicado durante as aulas; através da dinâmica, onde dividimos a sala em dois grupos, para criar uma competição, utilizando como incentivo uma premiação para o grupo que atingisse a maior pontuação. Durante a dinâmica os alunos demostraram interesse e conhecimento sobre tema mediante. Podemos concluir que uma visão inovadora na metodologia didática para a abordagem de conteúdos torna a aula proveitosa. Ainda, é necessário partir da realidade de contexto dos estudantes, tendo em vista que desta forma o conteúdo torna-se interessante e significativo. A interação dos alunos é uma comprovação que a metodologia adotada é eficiente na conscientização do uso de drogas e aprendizagem sobre o sistema gastrointestinal, o que fornece suporte para o desenvolvimento do projeto.