A escola é um local de vida social, histórica, e cultural, porque nela, ao interagirmos com as outras pessoas e com os conhecimentos, estaremos aprendendo, vivendo e transformando nossas ideias, nossas vidas e nossa realidade. A Lei 10.639/2003 assegura o Ensino da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana como conteúdo do currículo escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar um material pedagógico em literatura de cordel intitulado: “Pelos caminhos da África... no encontro com o Brasil” como sugestão de recurso pedagógico para trabalhar a temática em sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho foi à pesquisa bibliográfica que teve como subsídios teóricos: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos Raciais e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e Silva (2012). ). Este trabalho reflete sobre a prática didática do educador com materiais didático lúdicos que abordam essa temática na escola na Educação Básica. Este material pedagógico poderá servir de subsidio para os educadores trabalharem a Cultura afro-brasileira e africana.