Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação Ambiental (EA) deve despertar a criticidade dos alunos, trazendo mudanças nos âmbitos cultural e social, tornando possível a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Essa realidade depende da percepção que os professores têm sobre o meio ambiente. O estudo das relações entre sociedade e natureza se torna essencial e nesse aspecto a Geografia tem grande contribuição. Utilizando como recorte o bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa - PB, o objetivo geral do trabalho é analisar a percepção ambiental dos professores de Geografia das escolas públicas de Ensino Fundamental do bairro. Especificamente objetivou-se identificar as práticas pedagógicas por eles utilizadas abrangendo a EA e o envolvimento das escolas pesquisadas, por meio de entrevistas subsidiadas pela aplicação de questionário composto por duas partes. A primeira buscando traçar o perfil geral dos professores de Geografia do bairro e a segunda questionando o entendimento deles sobre conceitos fundamentais, como Meio Ambiente e Educação Ambiental, suas principais fontes de informação, além de levantar suas possíveis práticas em sala de aula envolvendo o tema. Os dados obtidos revelaram que a percepção dos professores de Geografia sobre as questões ambientais encontra-se, no geral, qualitativamente comprometida por visões naturalistas e conservacionistas do meio ambiente e da Educação Ambiental. A temática ambiental não é uma constante nas práticas educativas, estando presentes apenas em datas específicas ou de forma desconexa nos conteúdos trabalhados. Recomenda-se, então, que haja maior aproximação entre a universidade e a escola, que estas possam desenvolver com os professores e comunidade práticas permanentes em EA de acordo com cada realidade e que esta esteja cada vez mais presente na formação curricular das licenciaturas. Apesar das limitações, espera-se que esse trabalho possa suscitar novos trabalhos que ampliem a abordagem e tragam soluções e propostas para a realização da EA no âmbito escolar e comunitário, aprofundando as temáticas aqui trabalhadas e levantando novas questões.

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