NA ATUALIDADE, O PROFESSOR É CONSTANTEMENTE DESAFIADO EM PROPOR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE POSSAM PERMITIR UM AUMENTO DE INTERESSE E PROMOVER A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO COMO UMA TAREFA MAIS SIMPLIFICADA E PRAZEROSA. NA LITERATURA, MUITOS AUTORES RELATAM QUE, AULAS TRADICIONAIS, BASEADAS NO MODO MERAMENTE EXPOSITIVO PODEM DESMOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. SOMADO A ISSO, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, A ÁREA DE GENÉTICA É ENCARADA PELOS ALUNOS COMO COMPLEXA, POR DETER UMA GRANDE GAMA DE APORTE TEÓRICO. PARA VENCERMOS TAIS OBSTÁCULOS, O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO A PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE A EXTRAÇÃO DE DNA DE FRUTAS TROPICAIS COMO A TANGERINA (CITRUS RETICULATA) E MANGA (MANGIFERA INDICA), UTILIZANDO MATERIAIS CASEIROS, SIMPLES E DE BAIXO CUSTO. DESTA FORMA, ACREDITAMOS QUE AS DISCUSSÕES VIVENCIADAS POR MEIO DESSA ATIVIDADE, POSSAM DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, ALÉM DE FACILITAR A APRENDIZAGEM DE TEMAS RELACIONADOS A ESTRUTURA E FUNÇÃO DO DNA. OUTRO ASPECTO DE GRANDE RELEVÂNCIA É QUE A ATIVIDADE PRÁTICA PROPOSTA, PERMITE INCENTIVAR A ÓTICA DA EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA AOS ALUNOS, SENDO DE GRANDE IMPACTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS. VALE A PENA RESSALTARMOS, QUE ESSA PROPOSTA METODOLÓGICA PODE SER ADAPTADA PARA O ENSINO VIRTUAL, OU SEMIPRESENCIAL, SENDO UMA REALIDADE PRESENTE NOS DIAS DE HOJE EM DETRIMENTO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2).