ESTE ARTIGO DERIVA DA PROFUNDA ANÁLISE DAS RAZÕES PARA A BOA PERFORMANCE DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) / CAMPUS ITUIUTABA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CONSIDERANDO QUE TAL PERFORMANCE SERIA UM FORTE INDÍCIO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADA NESSA INSTITUIÇÃO. NOSSO ESTUDO PRETENDE SER DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, NO SENTIDO EM QUE OBSERVA, CLASSIFICA E DESCREVE FENÔMENOS DECORRENTES DA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES RETIRADAS DOS SITES DAS INSTITUIÇÕES ESTUDADAS, QUE DESCREVEM A INFRAESTRUTURA OFERECIDA AOS DOCENTES, E DADOS DO INEP A RESPEITO DO ENEM, DE 2012 A 2019.A PRESENTE PESQUISA SE BASEIA EM ESTUDOS E EM RANKINGS, NO ENEM, QUE EXPÕEM O DESEMPENHO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E SÃO LARGAMENTE UTILIZADOS PELA SOCIEDADE, PORÉM NÃO PODEM SER TRATADOS COMO UM INDICADOR ABSOLUTO DE QUALIDADE, POIS APONTAM MAIS PARA UM INDÍCIO DESSA QUALIDADE. O ARTIGO DEMONSTRA INEQUIVOCAMENTE QUE A INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS É UM ASPECTO IMPORTANTE PARA A QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE SE REFLETE COMO PERFORMANCE NO RANKING DO ENEM.