O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS FORMAS DE TRANSPORTES ANTES E DEPOIS DO ESTABELECIMENTO DE ÓRGÃOS E PROCESSOS REGULADORES. ASSIM EXIBE QUE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MODAL RODOVIÁRIO ANTIGAMENTE ERA FEITO POR CAMINHOS ESTREITOS, EQUIPADOS COM PONTES PARA ATRAVESSAR RIACHOS QUANDO NECESSÁRIO, ESTES AUXILIAVAM NA LIGAÇÃO ENTRE REGIÕES DE POVOADOS DISTANTES. COM ISSO, TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR O PROCESSO DE LICENCIAMENTO DAS RODOVIAS, DESTACAR OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS POR ESSE PROCESSO, E OS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS E POSITIVOS DO MESMO. POIS, ATUALMENTE PARA SE DESENVOLVER UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA RODOVIA É NECESSÁRIO VASTO ESTUDO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PRÉVIO, DESENVOLVIDO PELA CONAMA, EIA-RIMA, ESTES ÓRGÃOS SÃO OS RESPONSÁVEIS POR DETERMINAR QUAIS SERÃO OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO EM ANDAMENTO. ASSIM, DESTACA-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO É FEITO COM O FOCO DE LICENCIAR A OBRA, COLOCAR EM PRÁTICAS AÇÕES MITIGADORAS PARA AMENIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS.