ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA UNIDADE DIDÁTICA BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DO MOVIMENTO CTS, UTILIZANDO A ABORDAGEM DE QSC E TENDO COMO OBJETO CENTRAL A TEMÁTICA “DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS”, CONSIDERANDO QUE ATUALMENTE, UMA DAS FORMAS QUE MAIS CONTAMINAM O MEIO AMBIENTE SURGE POR MEIO DO CONSUMO ACELERADO DE PILHAS E BATERIAS POR POSSUÍREM EM SUA COMPOSIÇÃO METAIS PESADOS, COMO CÁDMIO, CHUMBO, MANGANÊS E COBALTO. JUSTIFICA-SE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR ESSA TEMÁTICA NA MEDIDA EM QUE SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA (ABINEE) NO BRASIL SÃO PRODUZIDAS ANUALMENTE, CERCA DE 800 MILHÕES DE PILHAS E BATERIAS, ENTRE AS CHAMADAS SECAS (COM ZINCO-CARBONO) E ALCALINAS. A PROBLEMÁTICA TORNA-SE PREOCUPANTE À MEDIDA QUE OS CONSUMIDORES DESCARTAM ESSES MATERIAIS EM LOCAIS INADEQUADOS. PARA SUSCITAR AS DISCUSSÕES ACERCA DESSES IMPACTOS, A UNIDADE DIDÁTICA PROPOSTA FARÁ USO DE TEXTOS MOTIVADORES E EXPERIMENTO INVESTIGATIVO (BIOENSAIO), PARA ESTIMULAR OS ESTUDANTES A PENSAR DE FORMA CRÍTICA SOBRE A PROBLEMÁTICA, E VISUALIZAR DE FORMA PRÁTICA O IMPACTO QUE OS METAIS PRESENTES EM PILHAS E BATERIAS OCASIONAM SOB OS MICROORGANISMOS VIVOS. COMO RESULTADOS, ESPERA-SE QUE A SEQUÊNCIA ELABORADA POSSIBILITE OS ESTUDANTES A COMPREENDER DE FORMA CLARA E SUSCINTA A IMPORTÂNCIA DE ASSIMILAR OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM SEU DIA A DIA, CONTRIBUINDO PARA QUE POSSAM TOMAR DECISÕES CONSCIENTES ENQUANTO CIDADÃOS BUSCANDO O MELHOR PARA A SOCIEDADE EM QUE VIVE.