ESTA PESQUISA ENQUADRA-SE NO CONTEXTO DA RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, SEGUNDO A PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O USO DO POPPLET NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA DETERMINADA ESCOLA, NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO O USO DO POPPLET PODE CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ATENDER AO OBJETIVO PROPOSTO, APLICOU-SE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA, EMBASADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, BEM COMO BUSCOU-SE EMBASAMENTO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE LEVY (2015), PRENSKY (2001), MORAN (2007), LUCIANA ALLAN (2015), DAVIES (2011), AUSUBEL (1983) E OUTROS ESTUDIOSOS QUE TÊM SE DEDICADO A ESTUDAR TEMAS RELACIONADOS A TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO; NATIVOS DIGITAIS; USO DE RECURSOS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; APRENDIZAGEM COLABORATIVA E SIGNIFICATIVA. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM QUESTIONÁRIO INICIAL, DIÁRIO DE BORDO E MAPAS CONCEITUAIS ELABORADOS PELOS ALUNOS. ESSES DADOS FORAM ESTRUTURADOS, CUJAS ANÁLISES REALIZADAS REVELARAM QUE A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO POPPLET EVIDENCIA RESULTADOS SATISFATÓRIOS NO QUE DIZ RESPEITO À UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA UM ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVOS E ATIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA