ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE REFLETIR SOBRE AS VISÕES RELATIVAS À TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, MODALIDADE QUE INTEGRA EDUCAÇÃO E TRABALHO NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO. FOI REALIZADA REVISÃO DA LITERATURA E ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA/CAMPUS GUARABIRA E CAMPUS SOUSA. CONCLUI-SE QUE A TECNOLOGIA É UMA DIMENSÃO FUNDAMENTAL DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NÃO TENDO SENTIDO DE MERO RECURSO AUXILIAR DO PROFESSOR. AO CONTRÁRIO, É UM OBJETO DE ESTUDO E INTERVENÇÃO QUE DEVE SER UTILIZADA DE MODO A INVESTIGAR, QUESTIONAR E MANTER CONTATO COM A REALIDADE SOCIAL E COM O MUNDO DO TRABALHO. NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A TECNOLOGIA CONTRIBUI, PORTANTO, PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO E PARA O ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS SOCIAIS E DA REGIÃO EM QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTÃO INSERIDAS.