ESTE ARTIGO ENFOCA A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA SOBRE O TEMA GÊNERO E SEXUALIDADE, ENQUANTO PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DINÂMICA E SIGNIFICATIVA, DESENVOLVIDA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO NA EREM COMENDADOR MANOEL CAETANO DE BRITO, INTERIOR DE PERNAMBUCO. DISCORREMOS SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E SOBRE A RELEVÂNCIA DA EFETIVAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SEXUAL. O CAMINHO METODOLÓGICO FOI REALIZADO ATRAVÉS DOS APORTES TEÓRICOS ASSOCIADOS À NOSSA EXPERIÊNCIA, APRESENTAMOS NOSSAS REFLEXÕES SOBRE O CAMINHAR DA PROPOSTA MEDIANTE O RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA PESQUISA- AÇÃO, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES QUE A ABORDAGEM CARREGA, OS PRECONCEITOS E TABUS NELE EMBUTIDO, TENDO EM VISTA AS CONSTRUÇÕES INTERSUBJETIVAS QUE O CONHECIMENTO REPORTA. POR FIM, TECEMOS NOSSAS CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE OS RESULTADOS DESSA EXPERIÊNCIA, APONTANDO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, CIDADÃ, QUE POSSIBILITE UMA VIVÊNCIA SOCIAL PLENA EM DIREITOS E RESPONSABILIDADES.