AS ANGIOSPERMAS CONSTITUEM UM GRANDE GRUPO DE PLANTAS QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL A PRESENÇA DE FLORES E FRUTOS E É CONSIDERADO, DENTRO DO SISTEMA EDUCACIONAL, UM CONTEÚDO BASTANTE EXTENSO E COMPLEXO. ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO QUE RETRATAM O CONTEÚDO DE ANGIOSPERMAS ATRAVÉS DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM) DE MAYER (2001). BUSCOU-SE COLETAR DADOS DE LIVROS DE BIOLOGIA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E ANALISAR DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA AS IMAGENS APRESENTADAS NOS CAPÍTULOS REFERENTES AO TEMA DA BOTÂNICA, PELO FATO DE QUE IMAGENS E ESQUEMA APRESENTAM DESVIOS IMAGÉTICOS QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM COGNITIVA DO ALUNO. A TCAM PROCURA IDENTIFICAR ESSES ERROS E PROPOR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES DISPOSTAS EM DETERMINADO CONTEÚDO DO ENSINO. OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE ESTUDO CONFIRMAM A HIPÓTESE DE QUE HÁ UMA GRANDE QUANTIDADE DE IMAGENS DE VALOR NÃO DIDÁTICO DISTRIBUÍDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, E PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO CONTEÚDO DE ANGIOSPERMAS, TORNANDO O LIVRO DIDÁTICO UM RECURSO CONTESTÁVEL. LOGO, É IMPORTANTE QUE SE UTILIZE DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS A FIM DE DETECTAR DESVIOS EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRESENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, POIS ESTES PODEM COMPROMETER A APRENDIZAGEM, NO PONTO DE VISTA COGNITIVO, DAQUELES QUE OS UTILIZAM.