PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA SOBRE O TEMA “USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA” FAZENDO-SE USO DA LUDICIDADE
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76982 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 2288 "titulo" => "PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA SOBRE O TEMA “USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA” FAZENDO-SE USO DA LUDICIDADE" "resumo" => "ATUALMENTE, AS ESCOLAS PÚBLICAS, DE NÍVEL FUNDAMENTAL, SOFREM COM A ABORDAGEM DE ALGUNS ASSUNTOS, DENTRE ELES MATÉRIA E ENERGIA, POIS FALTA EQUIPAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES SUGERIDAS PELOS PROFESSORES PARA TRATAR DESTE ASSUNTO. O USO DA LUDICIDADE NAS ESCOLAS É SUGERIDO PARA APROXIMAR O ALUNO DO CONTEÚDO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER DE FORMA BENÉFICA SEU APRENDIZADO. PARA QUE ACONTEÇA ESSE DESENVOLVIMENTO DE FORMA POSITIVA O PROFESSOR TEM QUE FUGIR DA ROTINA DE AULAS EXPOSITIVAS COM UTILIZAÇÃO SOMENTE DO QUADRO BRANCO E LIVRO. A UTILIZAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO (JOGOS) PODE PROMOVER UM APRENDIZADO MAIS PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO, POIS SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO POTENCIALIZA A EXPLORAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. POR ISSO, O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA COM A TEMÁTICA “USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA” PARA ALUNOS DO 9ª ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL, FAZENDO USO DE RECURSOS LÚDICOS. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC E NAS ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA DE PESQUISADORES DA ÁREA ELABOROU-SE UM MATERIAL DIDÁTICO ONDE PUDESSEM SER ESTUDADOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS. COMO RESULTADOS TEMOS A PROPOSTA DE AULA SOBRE O REFERIDO TEMA, TRABALHANDO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS DOS ALUNOS, LEVANDO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA E DESCONTRAÍDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO FUNDAMENTAL, MATÉRIA E ENERGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2288_10102021160202.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA " "autor_nome_curto" => "MARIANA " "autor_email" => "mariana.costa@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76982 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 2288 "titulo" => "PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA SOBRE O TEMA “USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA” FAZENDO-SE USO DA LUDICIDADE" "resumo" => "ATUALMENTE, AS ESCOLAS PÚBLICAS, DE NÍVEL FUNDAMENTAL, SOFREM COM A ABORDAGEM DE ALGUNS ASSUNTOS, DENTRE ELES MATÉRIA E ENERGIA, POIS FALTA EQUIPAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES SUGERIDAS PELOS PROFESSORES PARA TRATAR DESTE ASSUNTO. O USO DA LUDICIDADE NAS ESCOLAS É SUGERIDO PARA APROXIMAR O ALUNO DO CONTEÚDO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER DE FORMA BENÉFICA SEU APRENDIZADO. PARA QUE ACONTEÇA ESSE DESENVOLVIMENTO DE FORMA POSITIVA O PROFESSOR TEM QUE FUGIR DA ROTINA DE AULAS EXPOSITIVAS COM UTILIZAÇÃO SOMENTE DO QUADRO BRANCO E LIVRO. A UTILIZAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO (JOGOS) PODE PROMOVER UM APRENDIZADO MAIS PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO, POIS SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO POTENCIALIZA A EXPLORAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. POR ISSO, O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA COM A TEMÁTICA “USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA” PARA ALUNOS DO 9ª ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL, FAZENDO USO DE RECURSOS LÚDICOS. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC E NAS ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA DE PESQUISADORES DA ÁREA ELABOROU-SE UM MATERIAL DIDÁTICO ONDE PUDESSEM SER ESTUDADOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS. COMO RESULTADOS TEMOS A PROPOSTA DE AULA SOBRE O REFERIDO TEMA, TRABALHANDO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS DOS ALUNOS, LEVANDO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA E DESCONTRAÍDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO FUNDAMENTAL, MATÉRIA E ENERGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2288_10102021160202.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA " "autor_nome_curto" => "MARIANA " "autor_email" => "mariana.costa@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }