O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DELÍNGUA INGLESACristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB)Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB)RESUMOAtravés da língua, veículo de comunicação da sociedade, é possível expressartradições, costumes e conhecimentos. Nesta perspectiva, é importante associar alíngua aos gêneros textuais visto que, esta prática pode ser uma ferramentapropiciadora da interação em sala de aula, de forma especial, no ensino de línguainglesa. O objetivo deste trabalho é utilizar gêneros textuais a fim de uma maiorinteração em sala de aula no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguainglesa, usando-os como instrumento de comunicação e reflexão sobre temastransversais (cultura, preconceito), além de estimular os estudantes a refletir qualforma linguística usar em determinado contexto. Na metodologia, aplicamos doisgêneros textuais: Música e Resumo. No gênero Música, primeiramente, osestudantes foram estimulados a falar sobre seus gostos musicais. Posteriormente,eles ouviram a canção de Michael Jackson (Black or White) e receberam a letra damesma junto com uma atividade (listening/writing). Em seguida, foram divididos emdois grupos para discussão de aspectos culturais que estavam inseridas na cançãoatravés de tradução da letra da música, bem como, com a visualização de seuvideoclipe. Em relação ao gênero Resumo, utilizamos resumos de obras literárias(Romeu e Julieta, A Megera Domada, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão,Macbeth) de Shakespeare. Os estudantes foram questionados sobre literatura,Shakespeare e suas obras, em seguida apresentaram o que conheciam a respeito.Depois, apresentamos a eles uma definição mais elaborada acerca dos temas emquestão. Feito isso, os estudantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeuo resumo de uma obra para análise. Cada grupo apresentou seu resumo através deum cartaz. Os resultados foram satisfatórios, pois os objetivos foram alcançadosquanto à participação e compreensão por parte dos alunos. Concluímos com essetrabalho que trabalhar com gêneros foi uma escolha ajustada; possibilitando ainteração aluno-professor, a exteriorização de ideias dos estudantes sobre aspectosinterculturais e conhecimentos sobre literatura, obras e peças teatrais.PALAVRAS-CHAVE:Gêneros textuais, Língua Inglesa, Aluno