Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7703
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 1344
    "titulo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DELÍNGUA INGLESACristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB)Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB)RESUMOAtravés da língua, veículo de comunicação da sociedade, é possível expressartradições, costumes e conhecimentos. Nesta perspectiva, é importante associar alíngua aos gêneros textuais visto que, esta prática pode ser uma ferramentapropiciadora da interação em sala de aula, de forma especial, no ensino de línguainglesa. O objetivo deste trabalho é utilizar gêneros textuais a fim de uma maiorinteração em sala de aula no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguainglesa, usando-os como instrumento de comunicação e reflexão sobre temastransversais (cultura, preconceito), além de estimular os estudantes a refletir qualforma linguística usar em determinado contexto. Na metodologia, aplicamos doisgêneros textuais: Música e Resumo. No gênero Música, primeiramente, osestudantes foram estimulados a falar sobre seus gostos musicais. Posteriormente,eles ouviram a canção de Michael Jackson (Black or White) e receberam a letra damesma junto com uma atividade (listening/writing). Em seguida, foram divididos emdois grupos para discussão de aspectos culturais que estavam inseridas na cançãoatravés de tradução da letra da música, bem como, com a visualização de seuvideoclipe. Em relação ao gênero Resumo, utilizamos resumos de obras literárias(Romeu e Julieta, A Megera Domada, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão,Macbeth) de Shakespeare. Os estudantes foram questionados sobre literatura,Shakespeare e suas obras, em seguida apresentaram o que conheciam a respeito.Depois, apresentamos a eles uma definição mais elaborada acerca dos temas emquestão. Feito isso, os estudantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeuo resumo de uma obra para análise. Cada grupo apresentou seu resumo através deum cartaz. Os resultados foram satisfatórios, pois os objetivos foram alcançadosquanto à participação e compreensão por parte dos alunos. Concluímos com essetrabalho que trabalhar com gêneros foi uma escolha ajustada; possibilitando ainteração aluno-professor, a exteriorização de ideias dos estudantes sobre aspectosinterculturais e conhecimentos sobre literatura, obras e peças teatrais.PALAVRAS-CHAVE:Gêneros textuais, Língua Inglesa, Aluno"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_06_2014_18_41_08_idinscrito_1344_b5bd07a2bfaa9453e17732cbbbdf14cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLAYCE KELLY OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "glayceoliveira20@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7703
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 1344
    "titulo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DELÍNGUA INGLESACristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB)Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB)RESUMOAtravés da língua, veículo de comunicação da sociedade, é possível expressartradições, costumes e conhecimentos. Nesta perspectiva, é importante associar alíngua aos gêneros textuais visto que, esta prática pode ser uma ferramentapropiciadora da interação em sala de aula, de forma especial, no ensino de línguainglesa. O objetivo deste trabalho é utilizar gêneros textuais a fim de uma maiorinteração em sala de aula no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguainglesa, usando-os como instrumento de comunicação e reflexão sobre temastransversais (cultura, preconceito), além de estimular os estudantes a refletir qualforma linguística usar em determinado contexto. Na metodologia, aplicamos doisgêneros textuais: Música e Resumo. No gênero Música, primeiramente, osestudantes foram estimulados a falar sobre seus gostos musicais. Posteriormente,eles ouviram a canção de Michael Jackson (Black or White) e receberam a letra damesma junto com uma atividade (listening/writing). Em seguida, foram divididos emdois grupos para discussão de aspectos culturais que estavam inseridas na cançãoatravés de tradução da letra da música, bem como, com a visualização de seuvideoclipe. Em relação ao gênero Resumo, utilizamos resumos de obras literárias(Romeu e Julieta, A Megera Domada, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão,Macbeth) de Shakespeare. Os estudantes foram questionados sobre literatura,Shakespeare e suas obras, em seguida apresentaram o que conheciam a respeito.Depois, apresentamos a eles uma definição mais elaborada acerca dos temas emquestão. Feito isso, os estudantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeuo resumo de uma obra para análise. Cada grupo apresentou seu resumo através deum cartaz. Os resultados foram satisfatórios, pois os objetivos foram alcançadosquanto à participação e compreensão por parte dos alunos. Concluímos com essetrabalho que trabalhar com gêneros foi uma escolha ajustada; possibilitando ainteração aluno-professor, a exteriorização de ideias dos estudantes sobre aspectosinterculturais e conhecimentos sobre literatura, obras e peças teatrais.PALAVRAS-CHAVE:Gêneros textuais, Língua Inglesa, Aluno"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_06_2014_18_41_08_idinscrito_1344_b5bd07a2bfaa9453e17732cbbbdf14cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLAYCE KELLY OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "glayceoliveira20@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DELÍNGUA INGLESACristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB)Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB)RESUMOAtravés da língua, veículo de comunicação da sociedade, é possível expressartradições, costumes e conhecimentos. Nesta perspectiva, é importante associar alíngua aos gêneros textuais visto que, esta prática pode ser uma ferramentapropiciadora da interação em sala de aula, de forma especial, no ensino de línguainglesa. O objetivo deste trabalho é utilizar gêneros textuais a fim de uma maiorinteração em sala de aula no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguainglesa, usando-os como instrumento de comunicação e reflexão sobre temastransversais (cultura, preconceito), além de estimular os estudantes a refletir qualforma linguística usar em determinado contexto. Na metodologia, aplicamos doisgêneros textuais: Música e Resumo. No gênero Música, primeiramente, osestudantes foram estimulados a falar sobre seus gostos musicais. Posteriormente,eles ouviram a canção de Michael Jackson (Black or White) e receberam a letra damesma junto com uma atividade (listening/writing). Em seguida, foram divididos emdois grupos para discussão de aspectos culturais que estavam inseridas na cançãoatravés de tradução da letra da música, bem como, com a visualização de seuvideoclipe. Em relação ao gênero Resumo, utilizamos resumos de obras literárias(Romeu e Julieta, A Megera Domada, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão,Macbeth) de Shakespeare. Os estudantes foram questionados sobre literatura,Shakespeare e suas obras, em seguida apresentaram o que conheciam a respeito.Depois, apresentamos a eles uma definição mais elaborada acerca dos temas emquestão. Feito isso, os estudantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeuo resumo de uma obra para análise. Cada grupo apresentou seu resumo através deum cartaz. Os resultados foram satisfatórios, pois os objetivos foram alcançadosquanto à participação e compreensão por parte dos alunos. Concluímos com essetrabalho que trabalhar com gêneros foi uma escolha ajustada; possibilitando ainteração aluno-professor, a exteriorização de ideias dos estudantes sobre aspectosinterculturais e conhecimentos sobre literatura, obras e peças teatrais.PALAVRAS-CHAVE:Gêneros textuais, Língua Inglesa, Aluno

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.