ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATEAutora: Bartira Araújo da Silva Faculdades Integradas de Patos- FIPBartira.araujo.silva@gmail.comCoautoraProf.ª Ms.Maria do Socorro de Lucena SilvaFaculdades Integradas de Patos-FIPmaryhelpbrim@bol.com.brRESUMOO bullying tem sido um dos temas mais discutidos nas esferas educacionais. Segundo Fante (2005) mostra que é visível através de práticas cotidianas voltadas às brincadeiras e situações de baixo calão. Atinge seus receptores e estão presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que, esses receptores sofrem seja ,no âmbito afetivo ou na aprendizagem. O bullying tem sido um dos fenômenos que tem implicado dificuldades e desafios na prática pedagógica do contexto escolar. Desafios porque a escola, na maioria das vezes, não sabe como agir diante de práticas como apelidos, pancadaria e falta de respeito á diversidade por parte dos alunos. Quanto ás dificuldades diz respeito á evasão escolar, pois dos muitos alunos vítimas do bullying vão embora da escola,não mais voltando ,vê-se também as dificuldades quanto á aquisição da aprendizagem, o aluno vítima de tal atitude passa não mais ter atenção e interesse pelo estudo. Vale destacar que as referidas práticas acontecem tanto na escola pública, como na escola privada e não se escolhe etnia,religião,estatura,classe social,acontece com qualquer um aluno.Em algumas escolas despontam sinais de interesse ,por parte dos professores e gestores em prevenir e combater o referido fenômeno através de atividades didáticos pedagógicas como projetos ,oficinas pedagógicas,gincanas,feiras de ciências ,entre outras. Palavras –chaves : Bullying, Professor , combate.