Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATE.

Palavra-chaves: BULLYING, PROFESSOR, COMBATE Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6957
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 835
    "inscrito_id" => 4194
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATE."
    "resumo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATEAutora: Bartira Araújo da Silva Faculdades Integradas de Patos- FIPBartira.araujo.silva@gmail.comCoautoraProf.ª Ms.Maria do Socorro de Lucena SilvaFaculdades Integradas de Patos-FIPmaryhelpbrim@bol.com.brRESUMOO bullying  tem sido um dos temas mais discutidos nas esferas educacionais. Segundo Fante (2005) mostra que é visível através de práticas cotidianas voltadas às brincadeiras e situações de baixo calão. Atinge seus receptores e estão presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que, esses receptores sofrem seja ,no âmbito afetivo ou na aprendizagem. O bullying tem sido um dos fenômenos que tem implicado dificuldades e desafios na prática pedagógica do contexto escolar. Desafios porque a escola, na maioria das vezes, não sabe como agir diante de práticas como apelidos, pancadaria e falta de respeito á diversidade por parte dos alunos. Quanto ás dificuldades diz respeito á evasão escolar, pois dos muitos alunos vítimas do bullying vão embora da escola,não mais voltando ,vê-se também as dificuldades quanto á aquisição da aprendizagem, o aluno vítima de tal atitude passa não mais ter atenção e interesse pelo estudo. Vale destacar que as referidas práticas acontecem tanto na escola pública, como na escola privada e não se escolhe etnia,religião,estatura,classe social,acontece com qualquer um aluno.Em algumas escolas despontam sinais de interesse ,por parte dos professores e gestores em prevenir e combater o referido fenômeno através de atividades didáticos pedagógicas como projetos ,oficinas pedagógicas,gincanas,feiras de ciências ,entre outras. Palavras –chaves : Bullying, Professor , combate."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "BULLYING, PROFESSOR, COMBATE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_18_31_idinscrito_4194_34224d093257005e6ed037f6373dcab7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARTIRA ARAÚJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BARTIRA SILVA"
    "autor_email" => "bartira.araujo.silva@gmai"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6957
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 835
    "inscrito_id" => 4194
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATE."
    "resumo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATEAutora: Bartira Araújo da Silva Faculdades Integradas de Patos- FIPBartira.araujo.silva@gmail.comCoautoraProf.ª Ms.Maria do Socorro de Lucena SilvaFaculdades Integradas de Patos-FIPmaryhelpbrim@bol.com.brRESUMOO bullying  tem sido um dos temas mais discutidos nas esferas educacionais. Segundo Fante (2005) mostra que é visível através de práticas cotidianas voltadas às brincadeiras e situações de baixo calão. Atinge seus receptores e estão presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que, esses receptores sofrem seja ,no âmbito afetivo ou na aprendizagem. O bullying tem sido um dos fenômenos que tem implicado dificuldades e desafios na prática pedagógica do contexto escolar. Desafios porque a escola, na maioria das vezes, não sabe como agir diante de práticas como apelidos, pancadaria e falta de respeito á diversidade por parte dos alunos. Quanto ás dificuldades diz respeito á evasão escolar, pois dos muitos alunos vítimas do bullying vão embora da escola,não mais voltando ,vê-se também as dificuldades quanto á aquisição da aprendizagem, o aluno vítima de tal atitude passa não mais ter atenção e interesse pelo estudo. Vale destacar que as referidas práticas acontecem tanto na escola pública, como na escola privada e não se escolhe etnia,religião,estatura,classe social,acontece com qualquer um aluno.Em algumas escolas despontam sinais de interesse ,por parte dos professores e gestores em prevenir e combater o referido fenômeno através de atividades didáticos pedagógicas como projetos ,oficinas pedagógicas,gincanas,feiras de ciências ,entre outras. Palavras –chaves : Bullying, Professor , combate."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "BULLYING, PROFESSOR, COMBATE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_18_31_idinscrito_4194_34224d093257005e6ed037f6373dcab7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARTIRA ARAÚJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BARTIRA SILVA"
    "autor_email" => "bartira.araujo.silva@gmai"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATEAutora: Bartira Araújo da Silva Faculdades Integradas de Patos- FIPBartira.araujo.silva@gmail.comCoautoraProf.ª Ms.Maria do Socorro de Lucena SilvaFaculdades Integradas de Patos-FIPmaryhelpbrim@bol.com.brRESUMOO bullying tem sido um dos temas mais discutidos nas esferas educacionais. Segundo Fante (2005) mostra que é visível através de práticas cotidianas voltadas às brincadeiras e situações de baixo calão. Atinge seus receptores e estão presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que, esses receptores sofrem seja ,no âmbito afetivo ou na aprendizagem. O bullying tem sido um dos fenômenos que tem implicado dificuldades e desafios na prática pedagógica do contexto escolar. Desafios porque a escola, na maioria das vezes, não sabe como agir diante de práticas como apelidos, pancadaria e falta de respeito á diversidade por parte dos alunos. Quanto ás dificuldades diz respeito á evasão escolar, pois dos muitos alunos vítimas do bullying vão embora da escola,não mais voltando ,vê-se também as dificuldades quanto á aquisição da aprendizagem, o aluno vítima de tal atitude passa não mais ter atenção e interesse pelo estudo. Vale destacar que as referidas práticas acontecem tanto na escola pública, como na escola privada e não se escolhe etnia,religião,estatura,classe social,acontece com qualquer um aluno.Em algumas escolas despontam sinais de interesse ,por parte dos professores e gestores em prevenir e combater o referido fenômeno através de atividades didáticos pedagógicas como projetos ,oficinas pedagógicas,gincanas,feiras de ciências ,entre outras. Palavras –chaves : Bullying, Professor , combate.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.