OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM POSSIBILITAM A CONTEXTUALIZAÇÃO, A ASSOCIAÇÃO DO CONHECIMENTO JÁ APRENDIDO COM INFORMAÇÕES NOVAS, REDUZINDO AS EXIGÊNCIAS DE ABSTRAÇÃO DO APRENDIZ OPORTUNIZANDO UMA COMPREENSÃO MAIS EFICIENTE DE CONHECIMENTO. MUSEUS SÃO AMBIENTES PROPÍCIOS PARA INSTIGAR A CURIOSIDADE, MOTIVAR E DESENVOLVER RELAÇÕES DE DIÁLOGOS EM GRUPOS. NESTE SENTIDO OS MUSEUS DEDICADOS A CIÊNCIAS NATURAIS COMO OS ZOOLÓGICOS, CENTROS DE CIÊNCIA E OS JARDINS BOTÂNICOS, ENTRE OUTROS AMBIENTES, DESEMPENHAM UM IMPORTANTE VALOR PEDAGÓGICO, PROPORCIONANDO AOS VISITANTES MOMENTOS DE DELEITES, LAZER E APRENDIZADO, AO FORNECER INFORMAÇÕES MAIS ACESSÍVEIS AOS DIFERENTES PÚBLICOS. O PRESENTE ESTUDO BUSCA ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS, VISTO QUE ESPAÇOS COMO MUSEUS E ZOOLÓGICOS PROPICIAM EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS PARA OS ALUNOS.