NESTE TRABALHO, APRESENTA-SE COMO PROPOSTA DE ESTUDO, DEFINIR A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO SOCIAL DO BLOG NAS ESCOLAS COMO UMA NOVA CONCEPÇÃO À PRÁTICA DA ESCRITA. PARA ISTO, FOI APLICADO QUESTIONÁRIOS VOLTADOS À VISÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ROSA MÍSTICA. ASSIM SENDO, PRESSUPÕE-SE QUE A FALTA DE INCENTIVO DAS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, COMO ALGUMAS MÍDIAS SOCIAIS, PODEM SE TORNAR UM OBSTÁCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COMO UM PROCESSO. VERIFICOU-SE QUE A ASCENSÃO DA INTERNET E SUAS NOVAS FERRAMENTAS AUXILIAM NÃO SÓ NA APLICAÇÃO DA ESCRITA, COMO TAMBÉM NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ADEMAIS, O BLOG, OBJETO DE ESTUDO DESTE ARTIGO, PODE SER UMA REPRESENTAÇÃO DESSAS NOVAS FERRAMENTAS POR SER RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE UM CONTEÚDO POR MEIO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES E ATRATIVA, CAPAZ DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS JOVENS E EDUCADORES EM RELAÇÃO ÀS DIFERENTES PERSPECTIVAS DA ESCRITA. EM VISTA DISSO, SUPÕE-SE A NECESSIDADE DE INCLUIR O BLOG COMO UMA FERRAMENTA EXTRACURRICULAR, CONSIDERANDO-O COMO UM MECANISMO EFICAZ DE ENSINO QUE PROPORCIONA BENEFÍCIOS AO MEIO ESCOLAR, ALÉM DE EXPANDIR O LEQUE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS VOLTADAS À PRÁTICA DA ESCRITA. OS PROCEDIMENTOS FORAM REALIZADOS À LUZ DA TEORIA DE BRAGA (2013) E FREITAS (2006), EM QUE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APRESENTADA DEVE SERVIR DE BASE PARA A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.