A formação de leitores é um debate amplo e consiste num grande desafio por parte de professores e da escola em geral. Diante dessa necessidade de superar essas dificuldades em se formar leitores, faz- se necessário que novas práticas sejam trabalhadas, fazendo com que as crianças desde a Educação Infantil tenham prazer em ler, e que esse prazer seja ampliado por toda a sua vida escolar. Diante desse contexto o presente artigo tem como objetivo expor alguns pontos relevantes sobre a importância do contato com os livros desde a Educação Infantil, enfatizando o papel do professor como mediador das práticas de leitura e trazendo também para esse cenário a família como parte muito relevante nesse processo de formação de leitores. O artigo também socializará algumas atividades realizadas com a turma de Educação Infantil (5 anos) que contribuíram de forma significativa nessa investigação. Esse artigo teve como base teórica as ideias de ANDRADE (2013), FERREIRA (2009), GIROTTO (2009), MAIA (2007) e MORAIS (2002) além dos Referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil.Todos esses autores enfatizam a importância das prática de leitura desde a Educação infantil, envolvendo o manuseio de livros, o uso das bibliotecas e ainda a importância do professor e da família nesse processo.