O CONHECIMENTO DOS BIOMAS BRASILEIROS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS ESTUDA-SE O CONJUNTO DA VIDA ANIMAL E VEGETAL EM NÍVEL REGIONAL CONSIDERANDO-SE O CLIMA E A GEOLOGIA QUE PASSARAM POR PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA PAISAGEM. NO ENTANTO, OS ESTUDANTES ENXERGAM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS COMO REPLETA DE NOMENCLATURAS E CICLOS A SEREM MEMORIZADOS PARA AS AVALIAÇÕES. UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA QUE PROPORCIONA A SOCIALIZAÇÃO, MOTIVAÇÃO E DIVERSÃO ASSOCIANDO O LÚDICO À APRENDIZAGEM É O JOGO DIDÁTICO. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA DIGITAL SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS PARA TORNAR O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DIVERTIDO. O JOGO FOI DESENVOLVIDO NO SOFTWARE POWER POINT® DA PLATAFORMA MICROSOFT OFFICE E FOI DIVIDIDO EM 4 MOMENTOS, CADA UM COMPOSTO POR 12 CARTAS, FOCADOS NO ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO DOS BIOMAS COM (1) SUA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, (2) SEUS RESPECTIVOS CLIMAS, (3) A FLORA LOCAL E (4) COM A FAUNA PRESENTE. A APLICAÇÃO EXPERIMENTAL DO JOGO MOSTROU QUE, ALÉM DE SER UMA JOGO DE BAIXO CUSTO E FÁCIL EXECUÇÃO, APRESENTA GRANDE POTENCIAL MOTIVADOR. APESAR DE PODER SER CONSIDERADO UM JOGO DE APRENDIZAGEM MEMORÍSTICA E NÃO CONCEITUAL, OS VÁRIOS MOMENTOS PERMITIRAM UMA INTERLIGAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DOS BIOMAS, DEMONSTRANDO QUE O JOGO DE MEMÓRIA ULTRAPASSOU A QUESTÃO MEMORÍSTICA PROMOVENDO ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS. POR SER REALIZADO EM GRUPO, O JOGO TAMBÉM PERMITIU QUE, ALÉM DESSAS HABILIDADES COMO CONCENTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, MANIPULAÇÃO, OS ALUNOS PUDESSEM TRABALHAR A SOCIABILIDADE, A COGNIÇÃO E ESTIMULAR O ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO SADIO.