CONSIDERANDO O CENÁRIO MUNDIAL DA PANDEMIA, SURGIU A NECESSIDADE DE UMA NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONDE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TIVERAM QUE ADOTAR UM ENSINO REMOTO EMERGENTE. NA AUSÊNCIA DA SALA DE AULA FÍSICA PARA FORNECER AOS ESTUDANTES AS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES QUE, NORMALMENTE, SE FAZEM NO ENSINO PRESENCIAL É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SEJAM DINÂMICOS NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS COM A FINALIDADE DE ALCANÇAR UMA MAIOR INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. NESSA PERSPECTIVA, AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA UM ENSINO ONDE OS ESTUDANTES SEJAM SUJEITOS ATIVOS NAS AULAS JÁ QUE ESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA DÁ ÊNFASE AO PAPEL DE PROTAGONISTA DO ALUNO. DIANTE ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS. ESTE TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. FOI REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DE AULAS ASSÍNCRONAS DE QUÍMICA DE UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO E FOI FEITO UMA ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE QUÍMICA DA REFERIDA TURMA. A ANÁLISE FOI FEITA DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR ATUA COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TRABALHA COM METODOLOGIAS QUE PERMITEM AOS ESTUDANTES SEREM AGENTES ATIVOS NAS AULAS. ASSIM, OS ESTUDANTES DEIXAM DE SER AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PASSAM A TER UM PAPEL DE PROTAGONISTAS POR PODER PARTICIPAR DESTE PROCESSO ATIVAMENTE.