A DEFICIÊNCIA DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONTRIBUI PARA A POPULAÇÃO EM GERAL QUE OCORRA UM DISTANCIAMENTO ENTRE O SABER COTIDIANO E O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. ESTUDOS APONTAM COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM DOS TEMAS QUE AFETA A VIDA HUMANA EM AGLOMERADAS AS ESCALAS, E DEVE SER ABORDADA PREFERENCIALMENTE DE FORMA TRANSVERSAL E INTEGRADORA, DENTRO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES. APESAR DISSO, POUCOS SÃO OS DISCENTES QUE CHEGAM AO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO (EM) COM UMA FORMAÇÃO PALPÁVEL NESSA TEMÁTICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ELABORAR E APLICAR AÇÕES PEDAGÓGICAS, EMPREGANDO O TEMA POLÍMEROS, EM AULAS DE QUÍMICA DO 3° ANO DO EM, COMO FORMA DE INTERCEDER DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE POLÍMEROS PARA A ECONOMIA CIRCULAR.