O PIBID TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A VALORIZA??O DA DOC?NCIA E A APROXIMA??O DOS FUTUROS PROFESSORES COM O AMBIENTE ESCOLAR, OFERECENDO BOLSAS DE EST?GIO PARA A REALIZA??O DE SEUS OBJETIVOS. A UNI?O DOS FUTUROS DOCENTES, COM A ORIENTA??O DO SEU PROFESSOR(A) DA LICENCIATURA E A SUPERVIS?O DO EDUCADOR(A) EM ATUA??O NAS ESCOLAS PARCEIRAS DE ENSINO B?SICO, PROPORCIONA A CONSTRU??O DE CONHECIMENTO ACERCA DA REALIDADE ESCOLAR, CONTRIBUINDO PARA A ELABORA??O E EVOLU??O DE DID?TICAS MAIS PROVEITOSAS. ? NESSE SENTIDO QUE ESTA PRODU??O BUSCA EVIDENCIAR AS IMPORT?NCIAS DO PIBID PARA OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA, VISTO QUE, COMPREENDE-SE A SUA NECESSIDADE PARA CONSTRU??O DE PR?TICAS DOCENTES EFICAZES. PORTANTO, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONTRIBUI??ES POSITIVAS DO PROGRAMA PARA A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES DE MATEM?TICA, PARA ENTENDER AS A??ES QUE POSSIBILITAM A ESSES UMA COMPREENS?O MELHOR DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS, VISANDO QUE ESSA PERCEP??O RESULTA NA MELHORIA DA ELABORA??O DAS DID?TICAS A SEREM REALIZADAS. DESSA FORMA, AS PR?TICAS/A??ES ASSISTIDAS E ORIENTADAS POR MEIO DO PIBID DESENCADEIAM EXPERI?NCIAS QUE PROPORCIONAR?O AOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEM?TICA A EFETIVA??O DA EDUCA??O ESCOLAR ATRAV?S DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.