O objetivo deste trabalho foi difundir reflexões de como a utilização dos jogos matemáticos enquanto recursos didáticos podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de 5ª a 9ª série do ensino fundamental na disciplina de Matemática. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima, localizada no Município de Baraúna - PB. Foram aplicados questionários aos alunos, e entrevista com o diretor e com os professores colaboradores da pesquisa, que adaptaram os materiais a seus planejamentos aplicando junto à seus alunos o uso de novas ferramentas didáticas, ou seja, os jogos matemáticos. Todas as atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com os referidos recursos. Com o tratamento dos questionários e entrevistas, concluímos ao fim da pesquisa que os jogos matemáticos, enquanto recurso didático, auxiliam o trabalho do professor, que podem tornar o planejamento mais dinâmico e as aulas mais atrativas. Foi possível constatar a grande aceitação que os jogos têm junto aos alunos de 5ª a 9ª ano do ensino fundamental e também a credibilidade de tais materiais perante os docentes, que acreditam que os mesmos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem de seus alunos. Entre os discentes, constatamos prevalência na opinião de que os professores deveriam utilizar mais jogos matemáticos durante as aulas, pois estes facilitam o aprendizado, permitem uma interação maior entre os colegas, favorecem no desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas matemáticos, além de promover cooperação e trabalho em equipe.