A Sociedade vivencia um cenário de grandes transformações, a era da informação, das tecnologias, frutos da globalização. Desta forma, todas as áreas passam por processos de ajustes, trazendo desafios e problemas. O Ensino Médio foi reformulado para atender às exigências da globalização, do desenvolvimento tecnológico e atender os novos objetivos para esse nível de ensino. A participação dos professores em capacitações que auxiliem a introdução de novas metodologias no desenvolvimento de suas práticas docentes, tornaria as aulas mais atrativas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando, e relacionamentos mais efetivos, atendendo aos anseios e expectativas dos educandos, proporcionando uma aprendizagem com significado real e elevando o rendimento escolar. Diante dessa realidade, este trabalho, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o perfil dos docentes do Ensino Médio de uma escola pública e a evolução das metodologias utilizadas em suas práticas relacionando-a com formações complementares. As atividades referentes à pesquisa, classificada como uma pesquisa descritiva, foram realizadas entre os meses Dezembro de 2013 e Junho de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário a 20 professores que atuam no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada no Município de Nova Floresta/PB, para assim fazermos uma análise da visão dos professores sobre as realidades docentes, suas práticas e os reflexos das formações complementares no seu fazer cotidiano e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados indicam que mesmo os professores participando de formações e capacitações ainda é sutil as adequações e evoluções significantes nas metodologias utilizadas por esses. Constatamos ser pertinente a compreensão dos professores quanto à necessidade de estar constantemente em busca de seu aperfeiçoamento, de sua qualificação profissional, da construção de sua identidade para a melhoria de seu desempenho profissional.