No dia 17 de setembro de 2013, no auditório da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE) reuniram-se estudantes e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, em uma assembleia na qual após diversas discussões decidiu-se interromper as atividades do campus; encerrado o encontro, os que estavam presentes se dirigiram ao prédio em construção localizado ao lado do campus FACEDI, ocupando-o e permanecendo nesse espaço, como forma de reinvindicação e luta por melhorias do ensino superior no contexto das instituições cearenses de ensino. Compartilhariam o espaço das instalações, os cursos da Faculdade Tecnológica do Estado (FATEC) e os já existentes da FACEDI, conforme previsto no projeto multicampi FACEDI-FATEC. Dentre as pautas da assembléia que culminou na paralisação das atividades, pode-se citar a carência de professores, a precarização nas condições de estudo e pesquisa na instituição. Dentro desse contexto foram desenvolvidas atividades pedagógicas pelos discentes da FACEDI, que aqui denominaremos ‘atividades de greve’, sendo o objetivo dessa comunicação, analisar a concepção dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da importância dessas atividades em sua formação docente. Para a obtenção de dados a serem analisados na pesquisa foi utilizado como instrumento o questionário com perguntas abertas. Os sujeitos da pesquisa a quem foram destinados os questionários foram os discentes do curso Ciências Biológicas da FACEDI. Ao analisar os questionários respondidos, verificamos que 100% dos consultados afirmaram que as atividades de greve foram importantes para manter a continuidade da formação, mesmo a FACEDI estando paralisada e havendo contribuição para a sua formação. Em suma os discentes do curso de Ciências Biológicas viram esse momento como uma oportunidade para a complementação de sua formação docente, de trocas de conhecimentos entre professores e alunos e uma grande contribuição para a formação política, crítica e reflexiva.