SILVA, Cláudia Ramos Gomes Da. Motivos da evasão escolar em salas de aula da eja. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7498>. Acesso em: 13/11/2024 06:22
Os alunos da EJA estão em uma condição diferenciada, pois em sua maioria são trabalhadores e procuram na escola algo que possa ajudá-los a melhorar sua condição de vida. É necessário conhecer esses sujeitos, suas experiências anteriores, os motivos que os levaram a sair da escola e porque decidiram retornar, para poder pensar em estratégias diferentes de ensino para os mesmos. O objetivo desse trabalho foi tentar descrever os principais motivos que levaram os alunos da EJA da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, no semestre 2013.1, a deixar a escola pela primeira vez e os motivos que os levaram a retornar às salas de aula, procurando as turmas da EJA. Para realização dessa pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos alunos do semestre 2013.1, no mês de abril. De um total de 150 questionários, 109 foram respondidos e os dados foram tabulados, sob a forma de gráficos. Com relação aos motivos da evasão escolar a grande maioria (25) declarou que nunca havia deixado a escola e os que haviam abandonado (23), citaram como principal motivo a necessidade de trabalhar; outros motivos mais citados foram casamento (12) e gravidez (11). A falta de interesse apareceu em quarto lugar, citado por apenas 10 alunos. Com relação aos motivos que os levaram a voltar a estudar e escolher a modalidade EJA a grande maioria (58) declarou que gostaria de terminar logo os estudos; outros motivos relacionados à essa escolha foram o atraso nos estudos (18); facilidade com relação aos conteúdos (14) e recuperar o tempo perdido (9). O fato de trabalharem foi citado por apenas 8 alunos. Podemos verificar, pelos resultados obtidos, que o conceito de trabalho está bastante difundido em seu universo, mas um modo de trabalho capitalista, explorador, que prioriza as ações voltadas para a competitividade. Eles são estudantes que vivem na era da globalização, rodeados de tecnologia, mas sem acesso a elas ou com acesso muito restrito. Diante dos dados obtidos podemos ter uma ideia a respeito de alguns motivos que levaram os alunos da EJA da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, do semestre 2013.1, a deixar a escola, às vezes mais de uma vez e porque resolveram retornar, escolhendo a EJA. Esses estudantes são levados a trabalhar para ajudar as famílias e sem conseguir conciliar trabalho e estudo, priorizam o primeiro; porém, com o tempo, percebem que não conseguirão melhorar de vida com pouco estudo e retornam às salas de aula. A EJA, com sua flexibilidade, menos conteúdo, menos tempo de estudo e horários noturnos é a melhor opção para esses jovens que estão fora da faixa etária e têm pressa em concluir seus estudos para conseguir melhores condições de trabalho.