Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: A REPRESENTAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO POR MEIO DE MAQUETES

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA, RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76966
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 1862
    "titulo" => """
      PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO\r\n
      NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA AS ESCOLAS\r\n
      DO CAMPO: A REPRESENTAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO\r\n
      SEMIÁRIDO POR MEIO DE MAQUETES
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA “PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE \r\n
      GEOGRAFIA FÍSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: A REPRESENTAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO POR \r\n
      MEIO DE MAQUETES” TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR MAQUETES CONTEXTUALIZADAS QUE ABORDAM \r\n
      A GEOGRAFIA FÍSICA, ESPECIFICAMENTE A BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO. A MESMA FOI REALIZADA NA ESCOLA MARIA \r\n
      BALBINA PEREIRA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA DO CARIRI, MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA-PB, \r\n
      UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO. VERIFICAMOS QUE A \r\n
      PRODUÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO DAS MAQUETES CONSTRUÍDAS E APLICADAS NO ÂMBITO DESTA PESQUISA \r\n
      CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA QUE OS ESTUDANTES COMPREENDESSEM A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS \r\n
      BACIAS HIDROGRÁFICAS, SOBRETUDO NO SEMIÁRIDO, E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DOS MESMOS. PROCESSO \r\n
      TODO ESSE, MEDIADO E POTENCIALIZADO PELO USO DAS MAQUETES EM SALA DE AULA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA, RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES, PROCESSO DE  ENSINO-APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA109_ID1862_30092021001022.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS SOARES DE MOTA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO SOARES"
    "autor_email" => "antoniocarlos49ers@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76966
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 1862
    "titulo" => """
      PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO\r\n
      NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA AS ESCOLAS\r\n
      DO CAMPO: A REPRESENTAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO\r\n
      SEMIÁRIDO POR MEIO DE MAQUETES
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA “PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE \r\n
      GEOGRAFIA FÍSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: A REPRESENTAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO POR \r\n
      MEIO DE MAQUETES” TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR MAQUETES CONTEXTUALIZADAS QUE ABORDAM \r\n
      A GEOGRAFIA FÍSICA, ESPECIFICAMENTE A BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO. A MESMA FOI REALIZADA NA ESCOLA MARIA \r\n
      BALBINA PEREIRA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA DO CARIRI, MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA-PB, \r\n
      UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO. VERIFICAMOS QUE A \r\n
      PRODUÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO DAS MAQUETES CONSTRUÍDAS E APLICADAS NO ÂMBITO DESTA PESQUISA \r\n
      CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA QUE OS ESTUDANTES COMPREENDESSEM A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS \r\n
      BACIAS HIDROGRÁFICAS, SOBRETUDO NO SEMIÁRIDO, E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DOS MESMOS. PROCESSO \r\n
      TODO ESSE, MEDIADO E POTENCIALIZADO PELO USO DAS MAQUETES EM SALA DE AULA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA, RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES, PROCESSO DE  ENSINO-APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA109_ID1862_30092021001022.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS SOARES DE MOTA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO SOARES"
    "autor_email" => "antoniocarlos49ers@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA “PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: A REPRESENTAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO POR MEIO DE MAQUETES” TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR MAQUETES CONTEXTUALIZADAS QUE ABORDAM A GEOGRAFIA FÍSICA, ESPECIFICAMENTE A BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO. A MESMA FOI REALIZADA NA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA DO CARIRI, MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA-PB, UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO. VERIFICAMOS QUE A PRODUÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO DAS MAQUETES CONSTRUÍDAS E APLICADAS NO ÂMBITO DESTA PESQUISA CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA QUE OS ESTUDANTES COMPREENDESSEM A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS, SOBRETUDO NO SEMIÁRIDO, E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DOS MESMOS. PROCESSO TODO ESSE, MEDIADO E POTENCIALIZADO PELO USO DAS MAQUETES EM SALA DE AULA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.