O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO M?DIO, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, EM UMA ESCOLA P?BLICA NA REDE ESTADUAL DE CAXIAS DO SUL, NO RIO GRANDE DO SUL. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR A EFIC?CIA DA ESTRAT?GIA DA AULA INVERTIDA ALIADA A GAMIFICA??O DO CONTE?DO COMO UMA FORMA DE ESTIMULAR A MOTIVA??O E O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS COMO AUTORES DE SUA PR?PRIA APRENDIZAGEM. O EXPERIMENTO CONSISTIU NA UTILIZA??O DE UM BINGO SOBRE PROTOZOONOSES COM OS ALUNOS ESTUDANDO ANTERIORMENTE AS INFORMA??ES SOBRE AGENTE CAUSADOR, SINTOMAS E MODO DE CONTAMINA??O DE CADA DOEN?A. AO FIM DO ESTUDO, UM QUESTION?RIO FOI APLICADO E AS RESPOSTAS FORAM SUBMETIDAS A AN?LISE DE CONTE?DO. AS RESPOSTAS SUGEREM QUE A ESTRAT?GIA REALMENTE FOI MOTIVADORA E OS ALUNOS SE EMPENHARAM EM SUA BUSCA PELA INFORMA??O E PELA APRENDIZAGEM, DEMONSTRANDO ENGAJAMENTO.