A PRÁTICA DOCENTE PRECISA CADA VEZ MAIS APRESENTAR NOVAS ABORDAGENS DIDÁTICAS, COM ISSO O PROFESSOR NECESSITA TAMBÉM INOVAR AS SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO DE DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESTE CONTEXTO, ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) BIOLOGIA (NÚCLEO CUITÉ-PB), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), BUSCARAM ENFATIZAR O CONHECIMENTO SOBRE O ESTUDO DOS PEIXES E OS RIOS DO AMAZONAS, QUE REPRESENTAM UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE PEIXES ENDÊMICOS DO BRASIL, SENDO ESSES ANIMAIS UM DOS GRUPOS DE VERTEBRADOS MAIS DIVERSIFICADOS E AMPLAMENTE DISTRIBUÍDOS. O PRESENTE TRABALHO PROPÔS ATIVIDADES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE OS RIOS DO AMAZONAS E PEIXES DESSA REGIÃO, QUE POSSUEM UM GRANDE VALOR SOCIAL, ECONÔMICO E ECOLÓGICO, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O CONHECIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DAS CONCEPÇÕES DESSES ANIMAIS. DESSA FORMA AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR NOTURNO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS – CUITÉ-PB, TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA. COM O TRABALHO, CONCLUIU-SE QUE AS ATIVIDADES POSSIBILITARAM A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A AMPLA DIVERSIDADE DE ANIMAIS E A IMPORTÂNCIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AMAZONAS, ALÉM DE REFORÇAR A PRÁTICA DOCENTE COM A UTILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE PEIXES E DOS RIOS DO AMAZONAS.