O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONSTITUI UM DESAFIO PARA DOCENTES E DISCENTES, PELA PRESENÇA DE TERMOS COMPLEXOS E ABSTRATOS. A ABORDAGEM NAS ESCOLAS BRASILEIRAS AINDA É TEÓRICA E INTRADISCIPLINAR, POR ISSO, ATUALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE ATENDER ÀS DEMANDAS SOCIAIS, VISANDO À FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE AVALIAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, NA VISÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTUDANTES DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. OS DADOS FORAM COLETADOS MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM OU JÁ LECIONARAM AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ESTUDANTES DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA OFERTADA PELO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 15 PERGUNTAS RELACIONADAS AO PERFIL DOS DOCENTES, TEMPO DE ATUAÇÃO, ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO) QUE LECIONAM/LECIONAVAM, REDE DE ENSINO (PÚBLICA OU PRIVADA), AFINIDADE PELOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA, PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS USADAS, PRINCIPAIS DESAFIOS APRESENTADOS PELOS ALUNOS PARA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS REFERENTES À BOTÂNICA. A PARTIR DOS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE, OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA OS DOCENTES SÃO: A FALTA DE MATERIAL, LABORATÓRIOS E A NOMENCLATURA CIENTÍFICA, ASSOCIADOS À FALTA DE CONCENTRAÇÃO, COMPREENSÃO DE CONCEITOS, TERMOS E NOMES CIENTÍFICOS, DESINTERESSE E DESATENÇÃO DOS ALUNOS.