O UNIVERSO DOS FILMES, EM ESPECIAL DE FIC??O CIENT?FICA, FAZ PARTE DA CULTURA MIDI?TICA DA JUVENTUDE ESCOLAR. ESSAS PEL?CULAS CINTILAM COM A CI?NCIA QUE ? ENSINADA NA ESCOLA. TENDO EM VISTA QUE OS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O N?O SOMENTE OFERECEM FORMA??O CONTINUADA, MAS TAMB?M S?O A PRINCIPAL FONTE DE PRODU??O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO VOLTADO ? EDUCA??O NO BRASIL, NOSSO OBJETIVO ? COMPREENDER COMO A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA TEM TRATADO A UTILIZA??O DE FILMES NO ENSINO DE CI?NCIAS E QUE ABORDAGENS EMERGEM NESSES ESTUDOS NAS DUAS PRIMEIRAS D?CADAS DO S?CULO XXI. PARA ISSO, FORAM ACESSADAS TESES E DISSERTA??ES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O NO PER?ODO DE 2000 A 2019 A PARTIR DE UMA BUSCA NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES ? COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR. ORGANIZAMOS A PRODU??O ACESSADA A PARTIR DO N?VEL DE ENSINO QUE TRATAM E DE UM PANORAMA DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS ESTUDOS. A UTILIZA??O DOS FILMES, SOBRETUDO FIC??O CIENT?FICA, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ? UMA PROPOSTA QUE A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA VEM RATIFICANDO NOS ?LTIMOS ANOS, APONTANDO QUE O CINEMA POSSUI POTENCIALIDADES PARA AL?M DA MANEIRA QUE, POR VEZES, ? UTILIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR