Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ACESSIBILIDADE, , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

NOS PRIMEIROS MESES DO ANO DE 2020, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19, OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO EM PRATICAMENTE TODO O PLANETA SUSPENDERAM SUAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PASSANDO A ATUAR DE FORMA REMOTA. NO BRASIL, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTABELECEU QUE, ENQUANTO PERDURAR O PERÍODO PANDÊMICO, SERIA ADOTADO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, OBRIGANDO OS DOCENTES E DISCENTES A FAZEREM USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DAS AULAS E CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR. ENTRETANTO, ESSA ABRUPTA MUDANÇA GEROU DESCONFORTOS. MUITOS DOCENTES SE DEPARARAM COM TECNOLOGIAS QUE NÃO FAZIAM PARTE DO SEU COTIDIANO, COMO GRAVAÇÕES, EDIÇÕES E POSTAGENS DAS AULAS EM PLATAFORMAS DE STREAMINGS, BEM COMO, A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. NO OUTRO EXTREMO TEM O ALUNO, ONDE MUITOS NÃO DISPUNHAM DE UM APARATO TECNOLÓGICO ADEQUADO, EM ESPECIAL, OS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS EM ÁREAS COM ELEVADOS ÍNDICES DE VULNERABILIDADE SOCIAL. PARA O ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS, COMO A SURDEZ, ESSA SITUAÇÃO SE AGRAVOU. MUITOS AINDA NÃO DOMINAVAM O USO DAS TICS E FORAM ABRUPTAMENTE APRESENTADOS AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, ONDE A MAIORIA NÃO POSSUÍAM OS RECURSOS MÍNIMOS DE ACESSIBILIDADE. O APOIO DA FAMÍLIA TAMBÉM FOI OUTRO FATOR QUE INFLUENCIOU NA QUALIDADE DE ENSINO DO ALUNO SURDO, ONDE OS PAIS NÃO TINHAM CONHECIMENTO ADEQUADO EM LIBRAS. COM ISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE CONSIDERÁVEIS PREJUÍZOS EDUCACIONAIS AO ALUNO SURDO, SENDO NECESSÁRIO DESENVOLVER AÇÕES QUE VISEM MITIGAR OU COMPENSAR ESSE IMPACTO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA.

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