O OBJETIVO DESTE ARTIGO É PROPOR UMA UNIDADE DIDÁTICA VOLTADA PARA ESTUDANTES DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, A FIM DE ESTUDAR OS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA. O ESTUDO DE PILHAS E BATERIAS, ALIADO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMÁTICA EM SALA DE AULA PROPORCIONA AOS ALUNOS UMA EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA, CRÍTICA E CIDADÃ, FORMADORA DE OPINIÃO, NA QUAL CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE RESPONSÁVEL, MELHORANDO A CONVIVÊNCIA DOS SERES E APRENDENDO A RESPEITAR O MEIO SOCIOAMBIENTAL. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC E NAS ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA DE PESQUISADORES DA ÁREA ELABOROU-SE UM MATERIAL DIDÁTICO ONDE PUDESSEM SER ESTUDADOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS. POR FIM, ESPERAMOS QUE COM A PROPOSTA APRESENTADA AQUI, NOVAS PESQUISAS SEJAM OPORTUNIZADAS E NOVOS DIÁLOGOS POSSAM SER PENSADOS VISANDO SEMPRE A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO QUE SIRVA SEMPRE PARA O BEM COLETIVO DA ATUAL E DAS FUTURAS GERAÇÕES.