ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE ALGAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76941 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 2223 "titulo" => "ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE ALGAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "A PESQUISA APRESENTA UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE ALGAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA, POR MEIO DA IDENTIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO E A VERIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS DE ENSINO. AS ALGAS SÃO SERES EM SUA MAIORIA AUTOTRÓFICOS, OU SEJA, SÃO CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, POR MEIO DA FOTOSSÍNTESE, E SE DESTACAM ECOLOGICAMENTE POR ISSO, SENDO CHAMADAS DE PULMÃO DO MUNDO, ALÉM DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES NA ECONOMIA. ESSE CONTEÚDO É ABORDADO NO ENSINO MÉDIO, SENDO O LIVRO DIDÁTICO UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, SEGUIMOS A ANÁLISE DE LIVROS DE BIOLOGIA QUE CONSTAM NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNDL), A DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA E DOCUMENTAL, COM ENFOQUES AO CONTEÚDO TEÓRICO, OS RECURSOS VISUAIS, AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OS RECURSOS ADICIONAIS. CONCLUIU-SE QUE ALÉM DO CONTEÚDO PODENDO ESTAR SENDO NEGLIGENCIADO, ESTÁ PRESENTE LACUNAS NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO NOS LIVROS, COM RELAÇÃO A ESSES CRITÉRIOS, COMO EXEMPLO, NA CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, E ATIVIDADES PRÁTICAS. PORÉM OS LIVROS DIDÁTICOS TROUXERAM MUITOS PONTOS POSITIVOS, COMO CONTEÚDO ATUALIZADO, SEM ERROS CONCEITUAIS, E IMAGENS DE QUALIDADE. ENTRETANTO CONSIDERANDO OUTROS CONTEÚDOS, O ASSUNTO ALGAS EXISTIA FALTA NA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES E PROPOSTAS DE APOIO DIDÁTICO. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE O LIVRO DIDÁTICO SE UTILIZE DE ABORDAGENS DIFERENCIADAS VISANDO COLABORAR COM A PRÁTICA DOCENTE E MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ALGAS, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO DE BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2223_29092021184142.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO HENRIQUE DE MOURA SANTANA" "autor_nome_curto" => "CAIO MOURA" "autor_email" => "caiohenrique.moura@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76941 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 2223 "titulo" => "ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE ALGAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "A PESQUISA APRESENTA UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE ALGAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA, POR MEIO DA IDENTIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO E A VERIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS DE ENSINO. AS ALGAS SÃO SERES EM SUA MAIORIA AUTOTRÓFICOS, OU SEJA, SÃO CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, POR MEIO DA FOTOSSÍNTESE, E SE DESTACAM ECOLOGICAMENTE POR ISSO, SENDO CHAMADAS DE PULMÃO DO MUNDO, ALÉM DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES NA ECONOMIA. ESSE CONTEÚDO É ABORDADO NO ENSINO MÉDIO, SENDO O LIVRO DIDÁTICO UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, SEGUIMOS A ANÁLISE DE LIVROS DE BIOLOGIA QUE CONSTAM NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNDL), A DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA E DOCUMENTAL, COM ENFOQUES AO CONTEÚDO TEÓRICO, OS RECURSOS VISUAIS, AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OS RECURSOS ADICIONAIS. CONCLUIU-SE QUE ALÉM DO CONTEÚDO PODENDO ESTAR SENDO NEGLIGENCIADO, ESTÁ PRESENTE LACUNAS NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO NOS LIVROS, COM RELAÇÃO A ESSES CRITÉRIOS, COMO EXEMPLO, NA CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, E ATIVIDADES PRÁTICAS. PORÉM OS LIVROS DIDÁTICOS TROUXERAM MUITOS PONTOS POSITIVOS, COMO CONTEÚDO ATUALIZADO, SEM ERROS CONCEITUAIS, E IMAGENS DE QUALIDADE. ENTRETANTO CONSIDERANDO OUTROS CONTEÚDOS, O ASSUNTO ALGAS EXISTIA FALTA NA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES E PROPOSTAS DE APOIO DIDÁTICO. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE O LIVRO DIDÁTICO SE UTILIZE DE ABORDAGENS DIFERENCIADAS VISANDO COLABORAR COM A PRÁTICA DOCENTE E MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ALGAS, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO DE BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2223_29092021184142.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO HENRIQUE DE MOURA SANTANA" "autor_nome_curto" => "CAIO MOURA" "autor_email" => "caiohenrique.moura@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }