OS ANIMÊS SÃO UM ESTILO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA ANIMADA, CONHECIDOS COMO A VERSÃO ANIMADA DOS MANGÁS, QUE SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS JAPONESAS. DIVERSOS TRABALHOS DISPONÍVEIS NA LITERATURA APONTAM MÚLTIPLAS VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO. ALGUMAS DELAS SÃO: A FACILIDADE DE ACESSO, A GRANDE POPULARIDADE ENTRE O PÚBLICO JOVEM, O DINAMISMO NA LINGUAGEM E A VARIEDADE DE TEMAS. OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SÃO APONTADOS COMO CAPAZES DE TORNAR EXPLÍCITA A CONEXÃO ENTRE OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ELES DEVEM SER TRABALHADOS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR E INTEGRADA, A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO CRÍTICA COM UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA. UMA DE SUAS SEIS MACROÁREAS É A DE SAÚDE, QUE ENGLOBA OS TCTS DE SAÚDE E AMBIENTE. APESAR DOS BENEFÍCIOS JÁ DESCRITOS NA LITERATURA, OBSERVA-SE A SUB-UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ESTABELECER CONEXÕES ENTRE O ANIMÊ A VIAGEM DE CHIHIRO, OBRA DO STUDIO GHIBLI VENCEDORA DO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO EM 2003, OS TCTS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. ATRAVÉS DA PLATAFORMA NETFLIX FORAM SELECIONADOS 41 TRECHOS DA OBRA EM QUE A COMENSALIDADE E DEMAIS ASPECTOS RELEVANTES FORAM ABORDADOS. PARA ESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADOS E COMENTADOS APENAS TRÊS TRECHOS. DESSA FORMA, FEZ-SE POSSÍVEL DEMONSTRAR POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES DESSA MÍDIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO TRANSVERSAL E EXPLORAR A TEMÁTICA DA COMENSALIDADE PRESENTE NA MESMA, ALÉM DE INCENTIVAR FUTURAS PESQUISAS UTILIZANDO OS ANIMÊS COMO RECURSOS COM FINALIDADE EDUCACIONAL.