Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

COMENSALIDADE NO STUDIO GHIBLI: UM PARALELO COM OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Palavra-chaves: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ANIMÊS, TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS, SAÚDE, MULTICULTURALISMO Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77027
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 332
    "inscrito_id" => 1746
    "titulo" => "COMENSALIDADE NO STUDIO GHIBLI: UM PARALELO COM OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL"
    "resumo" => "OS ANIMÊS SÃO UM ESTILO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA ANIMADA, CONHECIDOS COMO A VERSÃO ANIMADA DOS MANGÁS, QUE SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS JAPONESAS. DIVERSOS TRABALHOS DISPONÍVEIS NA LITERATURA APONTAM MÚLTIPLAS VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO. ALGUMAS DELAS SÃO: A FACILIDADE DE ACESSO, A GRANDE POPULARIDADE ENTRE O PÚBLICO JOVEM, O DINAMISMO NA LINGUAGEM E A VARIEDADE DE TEMAS. OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SÃO APONTADOS COMO CAPAZES DE TORNAR EXPLÍCITA A CONEXÃO ENTRE OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ELES DEVEM SER TRABALHADOS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR E INTEGRADA, A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO CRÍTICA COM UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA. UMA DE SUAS SEIS MACROÁREAS É A DE SAÚDE, QUE ENGLOBA OS TCTS DE SAÚDE E AMBIENTE. APESAR DOS BENEFÍCIOS JÁ DESCRITOS NA LITERATURA, OBSERVA-SE A SUB-UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ESTABELECER CONEXÕES ENTRE O ANIMÊ A VIAGEM DE CHIHIRO, OBRA DO STUDIO GHIBLI VENCEDORA DO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO EM 2003, OS TCTS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. ATRAVÉS DA PLATAFORMA NETFLIX FORAM SELECIONADOS 41 TRECHOS DA OBRA EM QUE A COMENSALIDADE E DEMAIS ASPECTOS RELEVANTES FORAM ABORDADOS. PARA ESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADOS E COMENTADOS APENAS TRÊS TRECHOS. DESSA FORMA, FEZ-SE POSSÍVEL DEMONSTRAR POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES DESSA MÍDIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO TRANSVERSAL E EXPLORAR A TEMÁTICA DA COMENSALIDADE PRESENTE NA MESMA, ALÉM DE INCENTIVAR FUTURAS PESQUISAS UTILIZANDO OS ANIMÊS COMO RECURSOS COM FINALIDADE EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ANIMÊS, TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS, SAÚDE, MULTICULTURALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1746_14102021165632.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ISABELLE SANTANA BAPTISTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA ISABELLE"
    "autor_email" => "anaisabellebap@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO OSWALDO CRUZ, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77027
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 332
    "inscrito_id" => 1746
    "titulo" => "COMENSALIDADE NO STUDIO GHIBLI: UM PARALELO COM OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL"
    "resumo" => "OS ANIMÊS SÃO UM ESTILO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA ANIMADA, CONHECIDOS COMO A VERSÃO ANIMADA DOS MANGÁS, QUE SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS JAPONESAS. DIVERSOS TRABALHOS DISPONÍVEIS NA LITERATURA APONTAM MÚLTIPLAS VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO. ALGUMAS DELAS SÃO: A FACILIDADE DE ACESSO, A GRANDE POPULARIDADE ENTRE O PÚBLICO JOVEM, O DINAMISMO NA LINGUAGEM E A VARIEDADE DE TEMAS. OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SÃO APONTADOS COMO CAPAZES DE TORNAR EXPLÍCITA A CONEXÃO ENTRE OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ELES DEVEM SER TRABALHADOS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR E INTEGRADA, A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO CRÍTICA COM UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA. UMA DE SUAS SEIS MACROÁREAS É A DE SAÚDE, QUE ENGLOBA OS TCTS DE SAÚDE E AMBIENTE. APESAR DOS BENEFÍCIOS JÁ DESCRITOS NA LITERATURA, OBSERVA-SE A SUB-UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ESTABELECER CONEXÕES ENTRE O ANIMÊ A VIAGEM DE CHIHIRO, OBRA DO STUDIO GHIBLI VENCEDORA DO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO EM 2003, OS TCTS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. ATRAVÉS DA PLATAFORMA NETFLIX FORAM SELECIONADOS 41 TRECHOS DA OBRA EM QUE A COMENSALIDADE E DEMAIS ASPECTOS RELEVANTES FORAM ABORDADOS. PARA ESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADOS E COMENTADOS APENAS TRÊS TRECHOS. DESSA FORMA, FEZ-SE POSSÍVEL DEMONSTRAR POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES DESSA MÍDIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO TRANSVERSAL E EXPLORAR A TEMÁTICA DA COMENSALIDADE PRESENTE NA MESMA, ALÉM DE INCENTIVAR FUTURAS PESQUISAS UTILIZANDO OS ANIMÊS COMO RECURSOS COM FINALIDADE EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ANIMÊS, TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS, SAÚDE, MULTICULTURALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1746_14102021165632.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ISABELLE SANTANA BAPTISTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA ISABELLE"
    "autor_email" => "anaisabellebap@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO OSWALDO CRUZ, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

OS ANIMÊS SÃO UM ESTILO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA ANIMADA, CONHECIDOS COMO A VERSÃO ANIMADA DOS MANGÁS, QUE SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS JAPONESAS. DIVERSOS TRABALHOS DISPONÍVEIS NA LITERATURA APONTAM MÚLTIPLAS VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO. ALGUMAS DELAS SÃO: A FACILIDADE DE ACESSO, A GRANDE POPULARIDADE ENTRE O PÚBLICO JOVEM, O DINAMISMO NA LINGUAGEM E A VARIEDADE DE TEMAS. OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SÃO APONTADOS COMO CAPAZES DE TORNAR EXPLÍCITA A CONEXÃO ENTRE OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ELES DEVEM SER TRABALHADOS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR E INTEGRADA, A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO CRÍTICA COM UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA. UMA DE SUAS SEIS MACROÁREAS É A DE SAÚDE, QUE ENGLOBA OS TCTS DE SAÚDE E AMBIENTE. APESAR DOS BENEFÍCIOS JÁ DESCRITOS NA LITERATURA, OBSERVA-SE A SUB-UTILIZAÇÃO DE ANIMÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ESTABELECER CONEXÕES ENTRE O ANIMÊ A VIAGEM DE CHIHIRO, OBRA DO STUDIO GHIBLI VENCEDORA DO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO EM 2003, OS TCTS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. ATRAVÉS DA PLATAFORMA NETFLIX FORAM SELECIONADOS 41 TRECHOS DA OBRA EM QUE A COMENSALIDADE E DEMAIS ASPECTOS RELEVANTES FORAM ABORDADOS. PARA ESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADOS E COMENTADOS APENAS TRÊS TRECHOS. DESSA FORMA, FEZ-SE POSSÍVEL DEMONSTRAR POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES DESSA MÍDIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO TRANSVERSAL E EXPLORAR A TEMÁTICA DA COMENSALIDADE PRESENTE NA MESMA, ALÉM DE INCENTIVAR FUTURAS PESQUISAS UTILIZANDO OS ANIMÊS COMO RECURSOS COM FINALIDADE EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.