Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA: ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS.

Palavra-chaves: PROJETO DE PESQUISA, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, TCC, , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76872
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 1590
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA: ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS."
    "resumo" => "QUANDO SE MATRICULA NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA HÁ IMPACTO NA VIDA DO ALUNO POIS ELE SE SENTE PRESSIONADO A ESCOLHER UM TEMA E DESENVOLVER UMA IDEIA DE PROJETO. PORÉM NEM SEMPRE ELE ESTÁ PREPARADO, SEJA PSICOLOGICAMENTE E/OU EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO. DIANTE DISSO, COMO FAZER COM QUE O ALUNO CONSIGA TER FOCO PARA ELABORAR O SEU PROJETO E COM TRANQUILIDADE? ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTAS QUE FORAM MAIS EFICAZES NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG, CAMPUS I. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO FORAM EXECUTADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS; B) VIVÊNCIAS E; C) REUNIÃO COM OS ALUNOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODEMOS APONTAR QUE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ESTEVE PRESENTE PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DAS AULAS EXPOSITIVAS E NA MOSTRA DE TCCS. FORAM MOMENTOS EM QUE FOI POSSÍVEL FAZER O ALUNO ASSOCIAR O TEMA PROPOSTO À CONHECIMENTOS PRÉVIOS, TRABALHANDO-SE TANTO POR RECEPÇÃO QUANTO POR DESCOBERTA. A TEORIA GESTALT E DE VYGOTSKY ESTIVERAM MAIS PRESENTES NAS ATIVIDADES EM QUE FOI REQUERIDO DO ALUNO UM CONTATO COM OUTROS DISCENTES OU COM A DOCENTE NO SENTIDO DE LANÇAR DESAFIOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA AVANÇO DO CONHECIMENTO ATÉ ENTÃO ADQUIRIDO. ENTENDE-SE QUE MUITO HÁ A SER MELHORADO NA DISCIPLINA, MAS ENTENDEU-SE COMO IMPORTANTE REALIZAR ESSE MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE ESSA COMPONENTE CURRICULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "PROJETO DE PESQUISA, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, TCC, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA109_ID1590_05092021004110.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTHA PRISCILA BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "mpbcila@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76872
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 1590
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA: ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS."
    "resumo" => "QUANDO SE MATRICULA NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA HÁ IMPACTO NA VIDA DO ALUNO POIS ELE SE SENTE PRESSIONADO A ESCOLHER UM TEMA E DESENVOLVER UMA IDEIA DE PROJETO. PORÉM NEM SEMPRE ELE ESTÁ PREPARADO, SEJA PSICOLOGICAMENTE E/OU EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO. DIANTE DISSO, COMO FAZER COM QUE O ALUNO CONSIGA TER FOCO PARA ELABORAR O SEU PROJETO E COM TRANQUILIDADE? ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTAS QUE FORAM MAIS EFICAZES NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG, CAMPUS I. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO FORAM EXECUTADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS; B) VIVÊNCIAS E; C) REUNIÃO COM OS ALUNOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODEMOS APONTAR QUE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ESTEVE PRESENTE PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DAS AULAS EXPOSITIVAS E NA MOSTRA DE TCCS. FORAM MOMENTOS EM QUE FOI POSSÍVEL FAZER O ALUNO ASSOCIAR O TEMA PROPOSTO À CONHECIMENTOS PRÉVIOS, TRABALHANDO-SE TANTO POR RECEPÇÃO QUANTO POR DESCOBERTA. A TEORIA GESTALT E DE VYGOTSKY ESTIVERAM MAIS PRESENTES NAS ATIVIDADES EM QUE FOI REQUERIDO DO ALUNO UM CONTATO COM OUTROS DISCENTES OU COM A DOCENTE NO SENTIDO DE LANÇAR DESAFIOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA AVANÇO DO CONHECIMENTO ATÉ ENTÃO ADQUIRIDO. ENTENDE-SE QUE MUITO HÁ A SER MELHORADO NA DISCIPLINA, MAS ENTENDEU-SE COMO IMPORTANTE REALIZAR ESSE MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE ESSA COMPONENTE CURRICULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "PROJETO DE PESQUISA, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, TCC, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA109_ID1590_05092021004110.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTHA PRISCILA BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "mpbcila@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

QUANDO SE MATRICULA NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA HÁ IMPACTO NA VIDA DO ALUNO POIS ELE SE SENTE PRESSIONADO A ESCOLHER UM TEMA E DESENVOLVER UMA IDEIA DE PROJETO. PORÉM NEM SEMPRE ELE ESTÁ PREPARADO, SEJA PSICOLOGICAMENTE E/OU EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO. DIANTE DISSO, COMO FAZER COM QUE O ALUNO CONSIGA TER FOCO PARA ELABORAR O SEU PROJETO E COM TRANQUILIDADE? ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTAS QUE FORAM MAIS EFICAZES NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG, CAMPUS I. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO FORAM EXECUTADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS; B) VIVÊNCIAS E; C) REUNIÃO COM OS ALUNOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODEMOS APONTAR QUE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ESTEVE PRESENTE PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DAS AULAS EXPOSITIVAS E NA MOSTRA DE TCCS. FORAM MOMENTOS EM QUE FOI POSSÍVEL FAZER O ALUNO ASSOCIAR O TEMA PROPOSTO À CONHECIMENTOS PRÉVIOS, TRABALHANDO-SE TANTO POR RECEPÇÃO QUANTO POR DESCOBERTA. A TEORIA GESTALT E DE VYGOTSKY ESTIVERAM MAIS PRESENTES NAS ATIVIDADES EM QUE FOI REQUERIDO DO ALUNO UM CONTATO COM OUTROS DISCENTES OU COM A DOCENTE NO SENTIDO DE LANÇAR DESAFIOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA AVANÇO DO CONHECIMENTO ATÉ ENTÃO ADQUIRIDO. ENTENDE-SE QUE MUITO HÁ A SER MELHORADO NA DISCIPLINA, MAS ENTENDEU-SE COMO IMPORTANTE REALIZAR ESSE MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE ESSA COMPONENTE CURRICULAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.