A formação acadêmica desenvolvida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID gera perspectivas, que dialogam com a realidade das escolas, promovendo maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores para a educação básica, como defendem GUIOMAR NAMO DE MELLO (1999) e SELMA GARRIDO PIMENTA (2006). O programa estimula também os graduandos bolsistas a refletirem sobre questões do universo educacional tornando-os mais críticos e capazes de formar opiniões válidas, conforme ANTONIO NÓVOA (1992). Promove novo olhar sobre habilidades e competências docentes, na perspectiva de PHILIPPE PERRENAUD (2000), que são formadas, inclusive, no convívio com a realidade da escola básica. Isso possibilita aos futuros professores um conhecimento prévio importante, enquanto lhes fornece meios próprios de aprendizagem do ofício docente. O presente estudo objetiva discutir procedimentos adotados no Subprojeto de Língua Portuguesa, integrado ao PIBID, que em 2014, desenvolve-se na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – CE. Essa discussão subsidia-se em pesquisa teórica e prática, do tipo relato de experiências. Toma como parâmetros para análise da questão as novas proposições feitas à formação inicial de professores e à educação básica, bem como os objetivos do PIBID. Com base nesses parâmetros, pretende-se identificar inovações educacionais que são subsidiadas à formação inicial do professor de Língua Portuguesa pelo aludido subprojeto. Espera-se que os resultados do estudo possam manter aberta a discussão sobre o assunto e suas temáticas, especialmente a partir de sua divulgação no meio da comunidade acadêmica. Portanto, é relevante abordar que os futuros professores, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID podem contribuir para a formação de profissionais qualificados da educação como também cidadãos críticos e formadores de opinião.