A RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E NATUREZA É ALVO DE INÚMERAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO CIENTÍFICO, CONTUDO, NO CENÁRIO SOCIAL, HUMANOS E MEIO AMBIENTE SE APRESENTAM COMO DISTINTOS, EMBORA ESTEJAM IMBRICADOS EM UMA LÓGICA DE PERTENCIMENTO QUE AINDA PRECISA SER MAIS DIFUNDIDA. ASSIM, ESSA PESQUISA NASCE COM O OBJETIVO DE DESCREVER OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NOS DESENHOS E NARRATIVAS SOBRE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. PARA ISSO, REALIZOU-SE UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURAS EM QUE AS REPRESENTAÇÕES ACERCA DO MEIO AMBIENTE FORAM ANALISADAS POR MEIO DO DESENHO E NARRATIVAS. OS RESULTADOS EXPLICITAM A IDENTIFICAÇÃO DE TRÊS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, A SABER: EXPERIÊNCIA PRIMEIRA, CONHECIMENTO GERAL E OBSTÁCULO VERBAL. O ESTUDO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES EXPLORAREM O CONCEITO DE PERTENCIMENTO AMBIENTAL, VISANDO A SUPERAÇÃO DA IDEIA FRAGMENTADA DE QUE HUMANOS E NATUREZA ESTÃO EM POLOS DIFERENTES, POIS SOMENTE POR MEIO DESSA RELAÇÃO MÚTUA DE AFETO E RESPEITO É QUE PODEREMOS VISLUMBRAR UM FUTURO-PRESENTE DE CONSERVAÇÃO E PERMANÊNCIA DO HOMEM NO MUNDO.