AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, SOBRETUDO A DE QUÍMICA, SÃO MINISTRADAS, MUITAS VEZES, DE FORMA ESPECIFICAMENTE TEÓRICA, FAZENDO COM QUE OS DISCENTES SE QUESTIONEM SOBRE A RAZÃO DE ESTUDAREM TAIS DISCIPLINAS. PARA QUE ESTAS INFORMAÇÕES SEJAM TRANSPOSTAS, É NECESSÁRIO QUE ELAS SE TORNEM INTERESSANTES, CONTEXTUALIZADAS E RELACIONADAS AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. DESSA MANEIRA, A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA VEM SENDO UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONTUDO, MUITAS ESCOLAS NÃO POSSUEM LABORATÓRIOS EQUIPADOS OU SEQUER ALGUM LOCAL ALÉM DA SALA DE AULA CONVENCIONAL PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, SENDO NECESSÁRIO QUE HAJA ALTERNATIVAS PARA SUPRIR A AUSÊNCIA DELES. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO, QUE É A CONTINUIDADE DE UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE MÓVEL LABORATORIAL, TEM POR OBJETIVO MOSTRAR A CONSTRUÇÃO DE FICHAS COM ROTEIROS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM O USO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS E DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. COMO RESULTADO, FORAM SELECIONADOS 65 EXPERIMENTOS, DISPOSTOS NAS FICHAS COM LINGUAGEM SIMPLES, QUE ABORDAM OS DIVERSOS CONTEÚDOS PREVISTOS NA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO REFERENTE À DISCIPLINA DE QUÍMICA.