A PORCENTAGEM EST? PRESENTE EM MUITAS SITUA??ES DO COTIDIANO E EM DIVERSAS ?REAS DO CONHECIMENTO, SEJA NA MATEM?TICA, OU OUTRAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA P?BLICA DA CIDADE DE PETROLINA-PE POR MEIO DO GOOGLE MEET E TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 8? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE A UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM SITUA??ES-PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONTE?DO DE PORCENTAGEM. A ATIVIDADE SE BASEOU NA EXPLORA??O E INVESTIGA??O DE PROBLEMAS DE DESCONTOS E AUMENTOS DE PRODUTOS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DA CIDADE. A AN?LISE DOS DADOS FOI FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA QUALITATIVA A PARTIR AVALIA??O DESCRITIVA DOS ESTUDANTES, NA QUAL ANEXARAM ?S RESOLU??ES FEITAS POR ELES NO FORMUL?RIO ELETR?NICO GOOGLE FORMS. A PARTIR DOS DADOS ANALISADOS, FOI POSS?VEL PERCEBER QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA FOI RELEVANTE PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE OS PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR C?LCULOS COM PORCENTAGEM FORAM DEMOSTRADOS POR ELES NAS RESOLU??ES DOS PROBLEMAS, NO ENTANTO, TAMB?M EVIDENCIOU AS DIFICULDADES NA INTERPRETA??O DOS ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS, OCASIONANDO ASSIM, ERROS NAS RESOLU??ES DAS SITUA??ES. OS RESULTADOS DENUNCIARAM ASSIM A NECESSIDADE DE PROPOR ATIVIDADES COMO ESTAS QUE TRABALHEM A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO A PARTIR DA INTERPRETA??O.